Secom/PMU
Para conhecer melhor os cidadãos que já passaram dos 60 e garantir mais acesso e atendimento, a coordenação da Atenção Primária e a Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (Raspi) de Uberlândia promovem o lançamento da 4ª edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. O lançamento será nesta quarta-feira (4), das 14h às 16h, no Anfiteatro Cícero Diniz. Voltado para profissionais do setor, o evento contará com a presença da assessora técnica da Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, Helena Cerveira Lopes.
A caderneta permite o registro e acompanhamento de informações como dados pessoais, sociais e familiares, condições de saúde e hábitos de vida, além de identificar vulnerabilidades e ofertar orientações sobre o autocuidado. Além de ser uma ferramenta importante, é uma estratégia para oferecer um acompanhamento multidirecional aos idosos e garantir melhor qualidade de vida, conforme explicou a referência técnica da Raspi, Cristiane Finotti. “É uma forma de empoderar os idosos, dando autonomia, responsabilidade sobre a saúde e independência com ênfase na qualidade de vida”, explicou.
A caderneta deve ser construída a partir das informações da pessoa idosa, familiares e/ou cuidadores para compor o Plano de Cuidado a ser trabalhado em conjunto com os profissionais de saúde. Por isso, Cristiane Finotti lembra que é importante sensibilizar os especialistas para a continuidade do uso da caderneta, realizando acompanhamento longitudinal e dando orientações quanto ao preenchimento. “É uma forma de melhorar o cuidado, então, tanto os familiares quanto os idosos e a rede de atenção precisam estar alinhados para garantir o acompanhamento”, explicou Cristiane.
Encontro Municipal das Redes Temáticas
Além do lançamento da caderneta, no mesmo dia acontece o Encontro Municipal das Redes Temáticas. Na ocasião será abordada a questão da vulnerabilidade, com especialistas de vários setores das secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, além de representantes da Universidade Federal de Uberlândia e do Ministério da Saúde.
O encontro será no Anfiteatro Cícero Diniz, das 7h30 às 12h e busca proporcionar mais diálogo entre os setores que lidam com a questão, bem como sensibilizar e conscientizar profissionais, oferecer informações e o fortalecer a rede de atenção às vítimas da violência.