Cleiton Borges – Secom PMU

A continuação do curso ‘Eficiência na Administração, Inovação e Novas Práticas de Governança’ lotou o auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal,na tarde desta sexta-feira (29). Dois painéis foram ministradas por profissionais que são referência nas áreas de gestão pública e inovação.

Às 14h, a programação da tarde foi aberta com o painel ‘Capacidade x Compromisso: pilares da nova gestão pública’, ministrada por Alexandre Bossi Queiroz, consultor legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e membro da Academia Mineira de Ciências Contábeis, Alexandre Bossi Queiroz.

Durante a sua fala, o palestrante discorreu sobre o capital humano e a importância das pessoas no desenvolvimento da máquina pública, por meio do compromisso com o serviço público e a capacidade inerente de cada um.

Em seguida, foi a vez do especialista em Advocacia Pública e pesquisador da área de Ciências Jurídico-Políticas, Daniel Perreli, apresentar o painel ‘Desburocratização e Startups’. O ex-procurador-geral dos municípios de Itabira (MG) e Itapemirim (ES) relatou um pouco de sua experiência e explicou a evolução tida na forma de fazer administração pública nos novos tempos. Em sua fala, ele frisou que toda a burocracia antes presente no serviço público precisou ser revistas nos últimos em busca da evolução.

Novas ideias em busca da evolução
O curso foi elaborado pela Escola de Governo da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica. O objetivo é discutir temas para o desenvolvimento de novas metodologias, ferramentas e cenários serão discutidos, bem como serão apresentadas estratégias relativas aos desafios enfrentados na administração pública. O público presente era composto, em sua maioria, por servidores municipais de diferentes pastas, mas também contemplou estudantes, pesquisadores e autoridades.

As atividades foram abertasnesta manhã. Na oportunidade, o prefeito Odelmo Leão aproveitou a presença do secretário de Gestão da capital paulista, Paulo Uebel, para propor uma parceria junto à Prefeitura de São Paulo. O objetivo é que as cidades possam compartilhar boas práticas e conheces os métodos de trabalho e gestão utilizados pela administrações de cada município.