Foto: Araípedes Luz – SECOM/PMU
A abertura do Encontro Literário do Cerrado (Elicer) foi ontem e mostrou que a iniciativa será bem sucedida porque milhares de leitores visitaram a feira literária na Universidade Algar (Unialgar). Os organizadores do Encontro esperam a presença de mais de 60 mil pessoas, das quais mais de oito mil são alunos de 21 escolas municipais. O encerramento será no próximo sábado (30) e todas as atividades são gratuitas.
Uma presença entre as mais esperadas foi a do escritor e cartunista Ziraldo que destacou a importância da leitura. “Ler é uma das coisas mais importantes que o ser humano pode fazer. Quem não lê, é uma pessoa incompleta. Digo que estamos com Deus quando escrevemos. Então, quando lemos, estamos tendo um contato com a produção divina”, disse.
O Elicer 2017 conta com estrutura completa e programação com presença de renomadas personalidades do meio literário. O tema do evento neste ano é Literatura e Inovação e tem como objetivos a formação, retenção de leitores e o incentivo de contatos entre professores, alunos, autores e instâncias governamentais responsáveis pela implementação de políticas públicas no campo da educação. O encontro também incentiva o setor da indústria editorial, por se tratar de um projeto que valoriza a característica de feira gerando oportunidades ao empreendedorismo.