Dia de Campo vai acontecer na Fazenda da Onça, propriedade que está no programa desde 2012
A equipe do Programa Buriti, projeto do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), vai apresentar neste sábado (23) as boas práticas do programa de preservação e recuperação de nascentes. O evento que será realizado na Fazenda da Onça, uma das unidades atendidas pelo Buriti é promovido pelo curso de Agronomia de uma faculdade particular.
Cerca de 80 alunos da instituição vão conhecer a área que foi protegida e recebeu a recomposição vegetal com espécies nativas do cerrado. “Vamos mostrar como era a propriedade antes da intervenção e como está hoje, ou seja, os resultados práticos do Programa Buriti”, explica Celismar Costa, supervisor de projetos de recuperação de nascentes do Dmae.
A propriedade localizada na bacia do ribeirão Bom Jardim, 30 km distante do perímetro urbano, está cadastrada no Programa Buriti desde 2012. A área de preservação permanente (APP) de 80 hectares, recebeu 7,5 mil metros de cerca e o plantio de 21,7 mil mudas. Após a proteção, já é possível ver melhoria nas nascentes. “O volume de água aumentou e surgiram novas minas”, comemora Celismar Costa.
Programa Buriti
O Programa Buriti é desenvolvido pelo Dmae desde 2008 (na primeira gestão do prefeito Odelmo Leão) e já realizou o plantio de mais de 200 mil mudas. São atendidas propriedades localizadas na bacia do rio Uberabinha e do ribeirão Bom Jardim. A partir do ano que vem passa atender também as propriedades na bacia do rio Araguari onde está sendo construída a estação de captação e tratamento de água Capim Branco.
Os proprietários cadastrados recebem gratuitamente o cercamento da área, as mudas e orientação. Para se cadastrar, o produtor pode entrar em contato pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo telefone 3223-6027.