Na Transitolândia os pequenos puderam aprender mais sobre as regras de trânsito e civilidade
Cerca de 25 crianças e adolescentes que participam do projeto Bombeiro Mirim visitaram, na tarde desta quinta-feira (21), a Transitolândia no Parque do Sabiá. Os garotos e garotas, que têm entre 11 e 14 anos, tiveram a oportunidade de aprender brincando sobre as regras de trânsito no local que foi criado na primeira gestão do prefeito Odelmo Leão (2005-2008) e é mantido pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran).
Durante a visita, as crianças participaram de uma aula teórica sobre educação para o trânsito ministrada por agentes. Logo depois, realizaram um passeio de bicicleta na mini pista, onde puderam colocar em prática os ensinamentos vistos em sala. Algo que, segundo a bombeira militar responsável pela turma, a cabo Beatriz Ferreira, vem complementar o ensinamento de civismo que eles têm dentro do projeto, que está sendo realizado pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Prefeitura de Uberlândia.
O jovem Crisley Martins de Oliveira, 13 anos, é um dos bombeiros mirins que aproveitaram a tarde no espaço. Segundo ele, apesar de já ter visitado o local anteriormente, o retorno valeu à pena. “É sempre bom reforçar o aprendizado e descobrir novas coisas se possível”, disse.
As atividades do Bombeiro Mirim foram retomadas em agosto por meio de um convênio entre a Prefeitura de Uberlândia e o Corpo de Bombeiros. O projeto é destinado a garotos e garotas de 12 a 16 anos que estejam matriculados nos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas) dos bairros Marta Helena e Morumbi.
O objetivo é ensinar aos participantes noções de primeiros socorros e prevenção a afogamentos, acidentes domésticos, de trânsito e com incêndios. Também desperta nos pequenos a consciência coletiva de preservação do meio ambiente, promove noções de saúde e de higiene, educação no trânsito, cidadania, civismo e atividades recreativas.