Ascom/PMI

A partir do próximo dia 02 de outubro, o caminhão do Projeto Sesc Saúde Mulher, equipado com consultórios e estrutura moderna, totalmente acessível a portadoras de necessidades especiais, estará instalado na Praça Cônego Ângelo Tardio Bruno, no Centro da cidade, até 7 de dezembro. Durante este período, serão realizados cerca de 1.112 atendimentos entre Mamografias, exames citopatológicos (Papanicolau) e exames de Ultrassom (pélvico, endovaginal e mama).
A iniciativa da presença do caminhão na cidade, conta com a parceria da Prefeitura de Ituiutaba, através da Secretaria de Saúde, e o Sindicomércio. A inscrição para realização dos atendimentos de exames gratuitos, deverá ser feita no Centro de Saúde da Mulher Irmã Savina (Rua 26, 772, Centro), de segunda a sexta-feira, somente até o dia 29/09/2017. Necessário levar uma cópia dos documentos de identidade, CPF, cartão SUS e comprovante de endereço em uma só folha.
De acordo com informações, não serão abertas inscrições para ultrassonografia, pois todas as pacientes serão pré-selecionadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Além da assistência médica, serão realizadas atividades de educação em saúde durante o período em que a unidade móvel estiver na cidade.
SOBRE O ‘SESC SAÚDE MULHER’ Trata-se de um projeto do Departamento Nacional do Sesc para todo o país. Em Minas Gerais, duas unidades atendem à população gratuitamente. Os consultórios móveis contam com uma estrutura completa para realização de exames de mamografia digital bilateral, de citopatologia oncológica (Papanicolaou) e ultrassonografias, além de serem totalmente adaptados para acessibilidade de portadores de necessidades especiais.
Os exames de mamografia realizados nas unidades móveis são enviados ao Hospital do Câncer de Barretos, referência nacional, que fica responsável pelos laudos finais. O objetivo do Sesc é oferecer atendimento para prevenção e também rastreamento de possíveis doenças.

ATENDIMENTO SEMI INTENSIVO

Novos investimentos na área de saúde, principalmente, no atendimento direto de urgência e emergência estão à disposição dos usuários do Sistema Único de Saúde, o SUS que procuram a Unidade Municipal de Pronto Atendimento de Ituiutaba, UPAMI, o Pronto-Socorro Doutor Darcy Andrade Furtado.
Desde o início deste mês de setembro, está funcionando no Pronto Socorro, a sala com leito intermediário semi-intensivo, devidamente preparado e equipado, com o objetivo de assistir a doentes graves e críticos, que venham precisar de serem transferidos para internação em Unidade para Tratamento Intensivo, UTI local ou em outras UTIs.
Segundo o Secretário de Saúde, o médico Elias Hércules Neto mediante alguns esforços empreendidos pela Prefeitura de Ituiutaba, foram adotadas algumas medidas com resultados positivos, permitindo realizar modificações para facilitar e proporcionar melhor atendimento no Pronto Socorro.
“O nosso esforço é tornar a gestão eficiente, correspondendo aos anseios da população, e algumas medidas, até chegar a este ponto precisam ser tomadas. A disponibilização desta unidade semi intensiva é uma luta nossa, pensando justamente em melhorar, dar uma resposta positiva aos usuários da saúde, a nossa população”, disse o Secretário Elias Hércules Neto.
Ainda de acordo com o Secretário Elias Hércules, no País a fora, há muitos hospitais fechando as portas e entidades filantrópicas diminuindo seus leitos disponíveis aos SUS. E, em Ituiutaba, a UPAMI resolveu criar esse leito semi-intensivo, pensando no paciente com situação crítica, como casos de não poder postergar o tratamento.
O leito é dotado de monitorização contínua, desfibrilador, carrinho com medicação e materiais exclusivos, e principalmente, de um respirador mecânico para pacientes entubados.
Segundo o médico e Diretor Clínico da UPAMI, William Palis, a gestão de urgência e emergência de Ituiutaba, por meio da gestão da Secretaria de Saúde, continua focada na melhoria da assistência, ainda que sabendo que falta muito para alcançar a excelência no atendimento. “Trabalhos focados e dedicados, e os resultados alcançados nos deixam motivados, apesar do momento de crise que passa a saúde pública por todo o País”, disse o médico William, lembrando que o Pronto Socorro, conta com funcionários e colaboradores empenhados, e todos não mediram esforços para a instalação desse leito semi intensivo, “Este alcance almejado e concretizado será útil e muitas vidas serão poupadas”, finaliza o Diretor da UPAMI, William Palis.