A instituição patense faturou o 16° lugar em estudo baseado nos resultados da Prova Brasil do ensino fundamental
A Escola Municipal Frei Leopoldo representou Patos de Minas em pesquisa realizada pela Fundação Lemann, Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo e Itaú BBA. De acordo com o material apenas 31 escolas públicas que atendem alunos de baixa renda do ensino fundamental conseguiram manter a excelência do ensino ao longo de três edições consecutivas da pesquisa. O estudo é baseado nos dados da Prova Brasil e a escola patenese faturou o 16° lugar.
O estudo aponta que, entre 2011 e 2015, mais de 80% das escolas que perderam a condição de excelência tiveram também uma diminuição no Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O segundo critério que mais contribuiu para a queda da qualidade das escolas foi o desempenho insuficiente em matemática, o que ocorreu com 63% dos alunos. Outros 35% tiveram desempenho insuficiente em língua portuguesa.
O mapeamento tem como base a Prova Brasil, um exame que avalia os conhecimentos dos alunos em matemática e língua portuguesa. O resultado do desempenho é um dos componentes do Ideb.
Para a diretora da escola, Lucimar Silva, o segredo do bom resultado se deve ao compromisso da escola com os alunos, além da união com os pais. “Esse resultado é fruto de muita dedicação e compromisso com o aprendizado dos nossos alunos. Nossa equipe é muito determinada e não mede esforços para alcançar os objetivos. Outro fator positivo é que sempre que precisamos, a comunidade nos ajuda com o necessário, então essa união entre os pais e escola é um diferencial para obter bons resultados”, enalteceu Lucimar.