Programa incentiva estilo de vida saudável
A Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil continua com a programação do Recomeço em diversas comunidades terapêuticas. Estão programadas, para esta quarta-feira (20), atividades na unidade Nova Criatura e, para esta quinta-feira (21), na SER Livre Feminina. Serão desenvolvidas várias ações com foco no auxílio e recuperação para estimular a reinserção social daqueles que foram dependentes de álcool e drogas.
A programação contempla uma palestra sobre prevenção à recaída e oficinas de grafite, customização de camisetas e dança de rua. O objetivo é incentivar um estilo de vida saudável, fomentar o diálogo e estreitar vínculos familiares.
Recomeço
A iniciativa surgiu no início deste ano e está sendo realizada pela administração municipal em várias unidades de Uberlândia. A coordenação do Setor de Reinserção Social é responsável por desenvolver o projeto, sempre com a perspectiva de que recomeçar significa renovar as esperanças e dar uma nova chance a si mesmo. Assim, a equipe da Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil contribui na construção de novos projetos de vida dos residentes que estão em comunidades terapêuticas de Uberlândia.
Por reconhecer que o início da reabilitação deve acontecer durante o tratamento da dependência e se trata de uma tarefa complexa, a equipe da prefeitura soma esforços com as comunidades. Uma das principais ações é estender a atenção aos familiares afetados pela dinâmica da dependência de drogas, buscando utilizar cada vez menos os tratamentos individualizados e focados.
Segundo o coordenador de Reinserção Social, Cleiton Rocha dos Santos (Kakko), a reabilitação simultânea é um fator que incide diretamente na atitude positiva dos residentes e acolhidos, nas mudanças de comportamento e na construção de condições para um novo começo. “O Recomeço contribui na motivação para se manter um estilo de vida saudável após a alta terapêutica”, explicou.