Foto: Cleiton Borges – Secom PMU

Ao todo, 12 grupos se apresentaram no primeiro dia da modalidade Palco Livre
O Pratic Center no Terminal Central foi um espaço de celebração da música na terça-feira (19). Entre as lojas e corredores, doze grupos de bailarinos transformaram o rotineiro e agitado cenário do local em um vivo espaço de cultura, por meio de suas ritmadas coreografias. As atividades fizeram parte da programação da edição 2017 do Festival de Dança do Triângulo – (sobre)vivências em dança, com apresentações marcadas até domingo (24). A abertura oficial do evento acontece amanhã (20), no palco do Teatro Municipal.

Palco Livre

As mostras integram a modalidade Palco Livre, nos estilos livre, danças étnicas, contemporâneas e Hip Hop. O festival teve início com a coreografia “Me aproximou”, apresentada por Joseane Ferreira. “Eu não sabia que seria a primeira. Para mim, foi um grande privilégio que me deixou muito feliz. Estou ensaiando durante seis meses essa coreografia, que surgiu do meu coração e relata minha intimidade com Deus”, revelou a bailarina.

Como parte das danças étnicas, Nicolas Oliveira Borges, de 8 anos, entrou em cena em um espetáculo em homenagem à cultura árabe. “Fiquei meio tenso quando vi tanta gente, mas depois me acostumei e senti algo bom. Danço há um ano e gostei muito de apresentar aqui”, contou.

Para o momento histórico em sua vida, o pequeno bailarino levou toda a família para assisti-lo, incluindo seus avós e pais. “Eu comecei a dançar e o levei comigo. Ele amou desde a primeira vez. Foi algo até emocionante ver ele dançando aqui hoje”, ressaltou sua mãe, Graciele Silva de Oliveira.
Público interage com bailarinos

Quem passou pelos corredores do Pratic Center entrou no clima e se contagiou pelo ritmo dos bailarinos. O grande público que se aglomerou para ver as apresentações se manifestou com palmas, gritos e cantos de incentivo a cada compasso executado.

Uma das pessoas mais animadas era a empregada doméstica Marta Eli dos Santos. “Eu acho isso maravilhoso. É uma coisa que a gente não tem como ver todos os dias e aqui está dando oportunidade para todo mundo que não tem tempo admirar. Estava passando aqui, vi e me encantei. Hoje vou até voltar para casa mais feliz”, explicou.

Amanhã (20) tem abertura oficial e mais Palco Livre
Quem não pôde contemplar as primeiras coreografias do Palco Livre terá uma nova chance. Nesta quarta-feira (20), às 17h30, outros 20 grupos retornam ao Pratic Center para apresentar as danças contempladas pela modalidade, nos mesmos estilos desta terça, somados a apresentações de balé e dança inclusiva.

Ainda nesta quarta-feira, o Teatro Municipal recebe, às 21h, a grande festa de abertura oficial do Festival, com apresentação da Mostra Convidada, protagonizada pela Cia Fusion, com o espetáculo Pai contra Mãe. O Festival agita a cidade até domingo (24), com atrações que também contemplam a praçaTubal Vilela e Centro de Esportes Unificado (CEU) do bairro Shopping Park.