A Secretaria de Agropecuária da Prefeitura de Uberlândia inicia programa de preparação do solo na zona rural
Iniciativa prevê subsídio de 50% para pequenos produtores rurais

Divulgação

A menos de dois meses do período de chuvas, a Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos iniciou nesta semana, o novo programa de preparação do solo na zona rural de Uberlândia. A iniciativa prevê subsídio de 50% para pequenos produtores rurais que passaram por processo de triagem.

Valorização do pequeno produtor

Para o responsável pelo programa da Secretaria de Agropecuária, Claitom Pereira de Oliveira, trata-se de uma forma de estreitar ainda mais a relação e o apoio ao pequeno produtor, abrangendo diversos setores da zona rural. “Ao todo, são 21 regiões do município e buscamos atender o máximo de pessoas possível. É algo que é muito importante para o produtor, porque com o subsídio de 50% da prefeitura, eles podem pagar metade do valor do mercado para a preparação do solo com nosso maquinário. É um benefício que vai além do homem do campo: chega às famílias”, destacou.

Período de chuvas

A iniciativa é realizada anualmente, como explicou Claitom. “É um programa contínuo. O trabalho de preparo de solo dificilmente para, exceto no período de colheita. Geralmente, o plantio convencional depende do período de chuvas e por isso fazemos a preparação para finalizar em tempo hábil”, afirmou.

Como funciona

Todo o contato com os produtores rurais foi estabelecido ao longo dos últimos dois meses. Após receber a demanda, as equipes da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Distritos realizam visitas in loco nas propriedades e confirmam ou não a necessidade de cada procedimento, além de dar orientações técnicas. Somente depois disso é que produtor recebe o benefício.
“O trabalho de preparação do solo envolve várias atividades, como distribuição do calcário, gradagemaradora e niveladora até o subsolador na véspera do plantio, compactando e preparando o solo. Além disso, temos também a equipe de horticultura nos serviços de encanteiramento durante todo o ano”, completa Claitom.