Estudantes de escola municipal participam da Semana Nacional de Trânsito
Comportamento seguro foi o tema abordado por agentes da Settran

Foto: P10 Luz

Aos 8 anos de idade, Ryan Gonçalves já tem noção dos riscos ao trânsito devido à falta de atenção. Mesmo queainda esteja longe de ser um condutor, ele já dá dicas para que a dinâmica entre condutores e pedestres seja harmoniosa. “Eu olho para os dois lados da rua ao atravessar porque pode vir um carro na minha direção. O perigo é que as pessoas andam e dirigem mexendo no celular e eu sei que isso é proibido porque causa acidente”, disse.

Gabriel Luís, 9 anos, também participou das ações na praça. Ele aprendeu de forma lúdica sobre o respeito à sinalização com os agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran). “Eu presto atenção no semáforo para saber a hora de atravessar e a de esperar. Até andando é perigoso se a gente é distraído, pois os carros são rápidos”, contou.

A percepção de Ryan e de Gabriel, somada a de outros alunos, vai se estenderpara o ambiente escolar. Esse é o objetivo da professora Regina Lúcia Araújo. Ela conta que as experiências gerarão atividades voltadas para o tema. “Vamos trabalhar o conteúdo em sala de aula. O interessante é que as crianças aprendem sobre esses assuntos e repassam esse conhecimento aos pais, replicando o conhecimento”, explicou.

Para o assessor de operações de tráfego da Settran, capitão Maurílio Terra, o envolvimento das escolas é essencial na abordagem da secretaria. “Por meio da Semana Nacional levamos a informação aos usuários de trânsito da nossa cidade. Nós acreditamos que a educação é o melhor caminho para atingir nosso objetivo, que é reduzir acidentes e salvar vidas. Além da feira, no dia 22 comemoraremos o ‘Dia Internacional da Cidade sem meu Carro’.No dia 23 haverá trabalhos na transitolândia e no dia 25 faremos uma campanha focada nos motociclistas”, observou.

Ações diversificadas

Além da educação junto ao público escolar, a Feira de Trânsito também conta com estandes voltados à doação de mudas, aferição de pressão, mostra de instrumentos de trânsito utilizados pelo Exército Brasileiro, exposição de trabalhos da Polícia Militar de Meio Ambiente e aulas de primeiros socorros organizada pelo Corpo de Bombeiros. No cruzamento das ruas e avenidas no centro de Uberlândia foram distribuídos materiais educativos e expostas faixas com mensagens focadas em um trânsito mais seguro.