Medidores de água passam pelo Laboratório de Hidrometria do Dmae, o que garante confiabilidade na medição

COMUNICAÇÃO DMAE

A aferição do hidrômetro é o que garante a confiabilidade na medição e a cobrança justa pela água consumida. E por entender a importância desse procedimento para a população, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) possui um dos mais modernos laboratórios de hidrometria do país, inaugurado em 2010 durante a segunda gestão do prefeito Odelmo Leão.

O laboratório permite o controle dos medidores que são instalados nas redes de distribuição de água e também sobre o funcionamento do parque de hidrômetros da cidade. “Conseguimos ter um domínio maior das nossas perdas, passamos a adquirir equipamentos melhores e os fabricantes de renome do Brasil são os nossos principais fornecedores. Quando começamos o laboratório eram aproximadamente 120 mil ligações de água, hoje são mais de 186 mil”, salienta Leonardo Vieira, gerente de fiscalização do Dmae.

Leonardo explica que autarquia realiza dois tipos de manutenção: a corretiva e a preventiva. “A primeira consiste na substituição de medidores com defeitos detectados pelo leiturista ou pelo próprio consumidor. Já a preventiva é feita em todos os medidores instalados e que possuam mais de cinco anos de fabricação, como determina a portaria 246/2000 do Inmetro”, conta. Quando é necessário, o Dmae realiza a troca para o consumidor. “Neste ano, mais de 2 mil hidrômetros já foram trocados na cidade”, acrescenta o gerente.

Testes

Além das manutenções, o laboratório do Dmae também testa hidrômetros novos. “Em casos de primeira ligação, o consumidor adquire o medidor de água e deixa no nosso laboratório para verificarmos a qualidade e se a calibração está correta. Se estiver tudo certo, a nossa equipe faz a instalação. O diferencial daqui é que todos os medidores passam obrigatoriamente pelo laboratório”, explica o gerente.

O hidrômetro é o aparelho utilizado pelas companhias de saneamento no Brasil, e também pelo Dmae, para registrar o volume de água que foi consumido em um imóvel, de uso residencial, comercial, industrial ou público. A partir deste registro é aplicada a tarifa e emitida a conta mensal para pagamento dos serviços prestados.

Referência Nacional hídricos na cidade.

A evolução na redução das perdas durante a distribuição de água foi apontada pelo Instituto Trata Brasil como o principal fator que colocou Uberlândia em 2º lugar entre as 100 maiores cidades do país com o melhor tratamento de água e esgoto. Os dados, divulgados em fevereiro refletem os investimentos da última década em saneamento básico e tratamento de recursos