Chega ao fim, neste final de semana, a exposição de fotografias da autora mineira Cintia Guimarães, sobre o Congado em Uberlândia. Os interessados podem visitar até este domingo (17/9) os 14 registros feitos por Cintia durante a festa da congada, realizada em Uberlândia, em 2016. A exposição acontece até o dia 17 de setembro, de 8h ás 18h, na recepção do Hotel Parati Minas. A entrada é gratuita.
A exposição é uma homenagem à Uberlândia, que completou 129 anos no dia 31/8. Os rituais e a religiosidade da Congada são apresentados em fotografias para representar a importância desta cultura por ser, atualmente, uma das festas mais tradicionais de Uberlândia. O evento reúne centenas de religiosos em uma festa com rituais e práticas da cultura africana. “Eu busquei representar nas fotos os movimentos das danças e as expressões dos devotos dessa cultura tão tradicional para nós”, ressalta Cintia. A festa do Congo acontece em três dias de devoção a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, além de reis e rainhas do Congo – também chamados de congadeiros.
Além disso, o Hotel Parati Minas foi escolhido por Cintia, por se tratar de um ambiente em que dezenas de turistas transitam todos os dias. “O trabalho feito por Cíntia Guimarães retrata peculiaridades encontradas em Minas Gerais, sobretudo, em Uberlândia. Com as fotografias expostas logo na recepção do hotel, os visitantes podem ter uma ideia do que o Congado representa para nós e a força da religiosidade dos envolvidos nessa festa”, conclui a diretora do Hotel Parati Minas de Uberlândia, Françoise Mota. Além disso, Françoise ressalta que a exposição vem ao encontro aos novos projetos do hotel, em que buscam exaltar a cultura mineira, mostrando o que Uberlândia e Minas Gerais têm de melhor. Local: Hotel Parati Minas – Av. Brasil, 2960 – Bairro Brasil – Uberlândia/MG