Até sexta-feira (15), equipes do Programa de Controle da Raiva, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), percorrerão propriedades rurais de Uberlândia para imunizar cães e gatos contra a raiva. Trata-se da primeira etapa da 33ª Campanha de Vacinação Antirrábica, que começou dia 16 de agosto e tem como meta imunizar 12 mil animais criados fora do perímetro urbano.
Única forma de prevenção
A raiva é uma doença de origem animal, perigosa para os humanos. Por isso, a prevenção é tão importante, conforme explica a coordenadora do Programa de Controle da Raiva, Lílian Vieira de Andrade. “Estamos falando de uma doença que é 100% letal e que a única forma de prevenção é a vacinação dos animais. Precisamos bater a nossa meta para evitar que a doença continue sem manifestação em cães e gatos. Então, pedimos aos donos que nos deixem entrar nas propriedades para garantirmos o sucesso desse trabalho preventivo”, disse.
Trabalho permanente
O trabalho do Programa de Controle da Raiva é contínuo e tem 100% de acompanhamento. Permanentemente, são realizadas ações de orientação, bloqueio e monitoramento do vírus na zona urbana, além de um posto de vacinação no CCZ – resultado que deixa Uberlândia há 30 anos sem registros da doença em cães e gatos.