Durante todo o mês de setembro, o Museu Municipal de Uberlândia será o destino de uma série de eventos a fim de resgatar a memória de um dos mais antigos patrimônios da cidade. Em comemoração aos seus 30 anos de exposições e ao centenário do Palácio dos Leões (edifício tombado que é sede do museu), o local entra na rota dos principais acervos históricos do país com várias atrações durante a 11ª Primavera dos Museus. Nesta quarta-feira (13) a partir das 14h, o espaço abre as portas para os que se inscreveram na oficina de bordados, atividade que integra a programação em Uberlândia.
Bordado para aprendizes
A oficina é conduzida pela educadora do museu, Regina Ribeiro. Segundo a historiadora, trata-se de uma oportunidade para multiplicar ainda mais o conhecimento, além de resgatar uma prática mantida por diferentes gerações. “O objetivo é de resgatar os pontos da vovó, além de incentivar a interação entre pessoas com um interesse em comum: o bordado. Temos a oportunidade de bordar a contar histórias, tanto verdadeiras quanto que eram contatas pelas nossas mães e avós. São diferentes formas de contar ocorridos, causos, fatos, trazendo de volta o ato de se reunir, produzir e criar”, expõe Regina.
A educadora explica que os tecidos e as linhas usados pelos participantes da oficina podem não ser os mesmos usados antigamente, mas a intenção de dar continuidade à cultura permanece.
Tempo de Bordar Histórias
Desde ontem (11), os visitantes do museu podem conferir a exposição ‘Tempo de Bordar Histórias’. A mostra é resultado da oficina de bordados dos pontos da vovó, com alinhavo, haste, cheio e matiz, que acontece no museu toda quarta-feira, das 14h às 17h, acompanhada de contação de histórias. Quem se deslocar ao Museu Municipal, também terá a oportunidade de multiplicar seu conhecimento e se envolver com os trabalhos à mão, como explica a administradora do Museu Municipal, Thaís Tormin.
“Como o bordado é muito importante para a nossa história, sendo passado de geração em geração, essa é uma forma de recuperar a memória do saber fazer e também de retratar como isso acontecia em Uberlândia. É ainda um relato de como as pessoas viviam, o que faziam em casa e seus costumes, já que bordar era uma questão muito feminina. O mais legal é que aqueles que visitarem a exposição também serão convidados a manifestar suas sensações na sala pedagógica. Trata-se de um registro, de uma manifestação artística e de uma contribuição ao processo criativo da comunidade”, adianta Tormin.
Museu e suas histórias
Promovida pelo IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus, a 11ª Primavera dos Museus será comemorada dos dias 18 a 24 de setembro em mais de 900 museus do Brasil, oferecendo ao público cerca de 2.500 atividades especiais entre palestras, oficinas, visitas mediadas, exibição de filmes e outros. Com o tema ‘Museu e suas Histórias’, a edição deste ano busca trazer para a realidade atual um passado que permanece vivo entre as pessoas. A Prefeitura de Uberlândia aderiu a iniciativa e realiza ações durante todo o mês.
P