Em reunião com secretário de Trânsito e Transportes de Uberlândia, técnicos da GIZ discutiram a implementação de novas ações relacionadas ao tema em Uberlândia

Foto: Araípedes Luz – Secom PMU

O projeto Eficiência Energética na Mobilidade Urbana (EEMU) – que está em implementação pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) em nome do Ministério Alemão para Cooperação e Desenvolvimento (BMZ) e em parceria com o Ministério das Cidades (MCidades) e com a Prefeitura de Uberlândia – seguirá para uma nova etapa no mês de outubro. Os detalhes da implementação de novas ações desse trabalho pautaram reunião realizada nesta semana entre técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), representantes da GIZ e do consorcio Gitec/ITDP.

Adequado às realidades

As ações contemplam a elaboração de indicadores de avaliação e monitoramento para gestão do sistema de transporte coletivo, estudo comparativo para integração temporal no sistema e fortalecimento institucional com foco na gestão da informação. “O projeto visa a entender melhor as realidades dos municípios brasileiros de forma que possa ser aplicada uma política nacional. Ao final teremos informações para multiplicar o trabalho em municípios semelhantes e de porte médio”, explicou o coordenador do projeto da GIZ, Dr Sebastian Ebert.

Ainda de acordo com Ebert, na administração municipal existe uma grande abertura para as propostas para o desenvolvimento deste projeto. “O corpo técnico da prefeitura tem demonstrado muito interesse e somos muito gratos por essa receptividade. Temos quase nove meses de experiência em Uberlândia e o consenso entre os parceiros é que estamos no caminho certo com esse projeto para atingir nossas metas”, completou o representante da GIZ.

Uberlândia e o projeto-piloto

Uberlândia foi uma das duas cidades em todo o Brasil selecionadas para receber a iniciativa que está inserida em um projeto maior entre o Brasil e a Alemanha. O parceiro no nível federal é o MCidades, o projeto é em grande parte custeado pelo governo federal da Alemanha.

Para o vice-prefeito e secretário municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Sérgio Ferreira, o perfil de Uberlândia colaborou para que a cidade fosse selecionada para o projeto-piloto. “Nosso município tem características e uma dinâmica que são facilitadoras para essaimplementação. Essa é uma parceria que vai gerar muitos resultados positivos para a cidade no que se refere à mobilidade urbana”, destacou.

Eficiência Energética na Mobilidade Urbana

Para outubro ainda estão previstas novas oficinas com os servidores municipais que lidam diretamente com o tema. A previsão é que o Eficiência Energética na Mobilidade Urbana seja finalizado no final do primeiro semestre de 2018. Atuando em 130 países, o GIZ busca com seus projetos promover a otimização e sustentabilidade junto à redução de poluentes e melhorar a qualidade de vida.

O Brasil ocupa a quinta colocação no ranking mundial de emissor dos gases de efeito estufa. A frota do País ultrapassa 50 milhões de veículos automotores com tendência a aumentar mais a cada ano.
08/09/17