O nível do canal na ETA Sucupira está em 2,43 metros. O ideal é acima de 3 metros.

Comunicação DMAE

Uberlândia completa hoje 107 dias sem chuva. Este período de seca prolongada coloca o município em estado de alerta e exige uma redução significativa de consumo para evitar um possível desabastecimento. De acordo com levantamentos do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), no decorrer dos últimos anos, o uso per capta tem aumentado gradativamente na cidade. No mês de agosto, por exemplo, cada cidadão gastou em média 280 litros de água por dia, 95 litros a mais do que é o previsto pelo Trata Brasil, instituto que trabalha pelos avanços do saneamento básico e na proteção de recursos hídricos no país. A organização preconiza que um consumo de 185 litros/dia por pessoa é o suficiente.

Consumo consciente

Há três anos, quando o Brasil enfrentou uma das piores crises hídricas da história e os reservatórios ficaram extremamente comprometidos, a população precisou mudar os hábitos e economizar água. Um reflexo positivo foi visto nos índices de consumo e o equilíbrio foi mantido até o ano passado. Contudo, segundo responsáveis técnicos da área, uma mudança no comportamento fez com que o uso do recurso em Uberlândia sofresse um aumento considerável.
“Um ano após a crise hídrica, o consumo era de 216 litros/dia por habitante. Agora, temos um aumento de 30% no comparativo entre períodos, valor que daria para abastecer uma população de aproximadamente de 150 mil habitantes, tal qual a do município de Patos de Minas. Esse índice nos deixa em estado de atenção, porque tudo que está sendo produzido está sendo consumido e nossos reservatórios estão no limite da capacidade” disse Sérgio Vieira Attie, diretor-geral do Dmae.