O setor de Zoonoses realiza em Araguari, no próximo dia 02 de setembro, uma intensificação na campanha contra raiva animal no município. A expectativa do Departamento de Epidemiologia é de vacinar aproximadamente 21.600 animais na campanha de 2017, que termina no próximo sábado, entre a zona urbana e rural. Deverão receber a vacina cães e gatos em bom estado de saúde e acima de três meses de idade, não importando o sexo do animal e uma eventual prenhez.
A raiva (doença transmitida pelos animais ao homem) de letalidade elevada, chegando a 100% nos animais que desenvolvem sintomas da doença. Por este motivo, apesar da redução dos casos de raiva canina e felina no país, ainda é extremamente necessário vacinar os animais de companhia.
Cães e gatos, em especial os que habitam em áreas rurais e que vivem em residências próximas a estes locais, estão mais propensos a contatos com morcegos e canídeos silvestres. Por isso, os proprietários devem estar atentos à vacinação anual. A prevenção ainda é a melhor forma de proteger o animal e o homem.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde, a área urbana foi dividida em quatro setores, que receberam cerca de 20 postos fixos de vacinação por setor. “Foram postos fixos de vacina por sábado e no próximo, dia 02, será o último. A idade mínima dos animais para receber a vacina é de três meses”, frisou a médica veterinária Fabiane Alves Ferreira.
“A raiva é uma doença causada por um vírus que acomete os animais e o homem. É transmitida através da mordida, lambedura e arranhadura de cães, gatos e morcegos contaminados pelo vírus, que acabam matando o homem. Os animais infectados apresentam salivação abundante, paralisia e comportamento agressivo”, explicou a médica veterinária do Departamento de Epidemiologia.