Araípedes Luz – Secom/PMU

Um pátio repleto de estandes com quitutes, roupas, livros e outros itens será o cenário encontrado por quem for ao Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe) na tarde de hoje (29) ou de amanhã (30). A exposição compõe a Feira de Educadores Empreendedores, atividade que integra o programa Aprender a Fazer e cuja proposta é inserir e incentivar o tema no currículo escolar de 53 escolas municipais de ensino fundamental. A ação é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae/MG).
De acordo com a coordenadora de Ensino da Assessoria Pedagógica, Liliane Ribeiro da Silva, a Feira de Educadores Empreendedores está sendo uma oportunidade dos professores realizarem e apresentarem na prática o que aprenderam em sala de aula. “Lançado em julho deste ano, o Aprender a Fazer promove a capacitação de professores, diretores, pedagogos, coordenadores e inspetores das escolas municipais para que eles possam desenvolver conteúdos relativos aos temas com os alunos”, salienta. Ela explica que, dessa forma, assuntos como empreendedorismo, educação cooperativista e educação financeira passarão a fazer parte da realidade de alunos do ensino fundamental da rede municipal.

Ideia que vira negócio

“Somos professoras e também nos tornamos empreendedoras”, esclarece a professora da Escola Municipal Doutor Gladsen Guerra de Rezende, Suelen Alves Lopes. Ela foi uma das participantes do curso e, junto com uma equipe da unidade escolar do bairro Jardim Canaã, desenvolveu um negócio para produzir pão de mel com vários recheios, além de pão de queijo e cupcakes. “Já tínhamos uma colega que fazia as quitandas e sabíamos que eram de primeira qualidade. Conversamos com ela, ajudamos no processo inicial e agora ela quer inaugurar oficialmente uma empresa”, contou.
Suelen foi uma das participantes do Jovem Empreendedor Primeiros Passos (Jepp), projeto que integra o Programa Aprender a Fazer. Durante 24 horas, distribuídas durante três dias, ela e outros educadores compareceram a aulas que abordaram temas como sensibilização, cooperativismo, educação financeira e formação nas metodologias que envolvem empreendedorismo. A programação do Jeep contemplou ainda os itens ‘orientação para aplicação metodológica com alunos’ e ‘monitoramento e reuniões de avaliação’.