A Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub) apresentou oficialmente nesta semana, uma tecnologia que permite o uso inteligente e sustentável da água para a criação de peixes e, ao mesmo tempo, cultivo de hortaliças. O sistema de aquaponia familiar foi montado na sede da unidade e ficará aberto para visitação de produtores rurais e demais cidadãos interessados em implementar a ferramenta.
O equipamento de aquaponia é um sistema que mistura da aquicultura (produção de peixes) com a hidroponia (cultivo de plantas com água e sem solo). Na prática, é uma ferramenta auto-sustentável que permite a utilização dos resíduos da criação de peixes para o cultivo da horta. Toda a água utilizada é constantemente reaproveitada, em um processo de circulação que a torna limpa e em condições de reuso no mesmo ambiente.
O sistema funciona da seguinte forma: os peixes são criados em uma caixa d’água. A água suja com dejetos passa pelo decantador e flui para outro compartimento, onde há uma bomba d’água, argila expandida e microorganismos que agem sobre os resíduos. Depois, esse líquido é bombeado para as câmaras e tubos de cultivo. Ao final, a água retorna limpa e apropriada à caixa dos peixes.