Festival de gastronomia de Tiradentes. Foto: Omar Freire/Imprensa MG

O governador Fernando Pimentel esteve sábado passado (26/8), em Tiradentes, com os sete vencedores do 10º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal. A competição elegeu os melhores queijos das sete regiões produtoras do estado. A presidente do Servas, Carolina de Oliveira Pimentel, também prestigiou os produtores.
O encontro foi durante uma homenagem feita pelos organizadores do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes a figuras que incentivaram o festival que, em 2017, comemora 20 anos. O governador foi um dos homenageados.
Antônio Lino Rosa recebeu o ouro representando o queijo Serra Negra Sapecado, da região do Cerrado. Sandra Pereira representou o queijo Serra do Salitre, que venceu pela região de mesmo nome. Helenice Maria Silva foi a campeã com o Queijo do Onésio, produzido na região da Canastra. O produtor Moisés Antônio Barbosa ficou em primeiro lugar pela região do Serro com o queijo Ouro Fino. Já Lúcia Maria Resende, do Campo das Vertentes, venceu com o Sabores do Sítio. Reinaldo de Lima, de Araxá, ganhou o ouro com o queijo Sítio Real, e Patrício Fernandes, do Triângulo, ficou em primeiro lugar com o queijo Fernandes. O concurso se uniu ao Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes neste ano. A competição é promovida pelo Governo de Minas Gerais, por intermédio da Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com o Projeto Fartura Gastronomia.

Produtores de Uberlândia

O 2º Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal – realizado pela Emater e apoiado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Distritos – será em Uberlândia e ao qual concorrerão oito produtores da região do Triângulo Mineiro concorrerão ao título de Melhor Queijo Minas Artesanal. Uberlândia terá três produtores disputando o concurso. As apresentações dos queijos concorrentes e as avaliações serão no dia 5 de setembro, às 15, no Espaço Gastronômico Rural no Camaru 2017. Os vencedores dos concursos das sete regiões produtoras de queijo Minas (Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salite, Serro e Triângulo), realizados pela Emater, vão disputar o 11º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, que acontece em 2018.
O concurso será realizado no dia 5 de setembro, às 15h, e estão inscritos oito produtores nessa edição. O júri será composto por pessoas que conhecem e trabalham com a iguaria, como professores, profissionais da vigilância sanitária, dentre outros. Os critérios utilizados na avaliação do júri são visuais, degustativos e físicos.
Para cada quilo de queijo, cerca de sete litros de leite são utilizados pelo produtor e um dos candidatos ao título, Dário Peixoto. Vindo de Araguari, ele fabrica mensalmente cerca de 600 queijos e fala dos benefícios da certificação da iguaria. “Produzo há cinco anos e obtive a certificação há um ano. A regularização ajudou bastante para comercializar e aumentar os rendimentos. Hoje vendo direto para o Ceasa de Uberlândia”, comentou.