No dia em que Uberlândia vai festejar 129 anos (31 de agosto), a Prefeitura programou um concerto de violas protagonizado pela Orquestra Uberlandense de Viola Caipira. O ingresso à apresentação será gratuito a partir das 18h da próxima quinta-feira, no Teatro Municipal. Os ingressos são limitados e já podem ser retirados na bilheteria do teatro.
Violinha de pinho, caipira, cabocla, arame, sertaneja, charmosa, cantadeira, brasileira e tantas outras denominações carinhosas fazem a fama de um dos instrumentos mais melódicos e queridos pelos fãs da música nacional. Se uma viola ‘chorando’ já é o centro das atrações quando bem tocada, imagina uma apresentação com seis desses instrumentos, acompanhados de dois contrabaixos e gargantas afinadas.
Quem rege o grupo é o violeiro Ubirajara Silva, o Bira, que se define sortudo por poder comandar a celebração de aniversário de sua própria terra. “Para nós da orquestra, é mais do que gratificante. Eu sou daqui, assim como a maioria dos músicos. Já tive a honra de tocar na inauguração do teatro e, agora, participo de mais um evento histórico para a cidade”, revelou o músico.

Da raiz à modernidade

O repertório conta com grandes nomes da música sertaneja raiz, como Tião Carreiro e Pardinho, Tonico e Tinoco e o grande cantor e compositor mineiro Goiá. Além destes, o show também terá uma canção em homenagem a dupla Milionário e José Rico. Para o público mais ligado às novas gerações da música sertaneja, haverá a execução da música ‘Flor e o beija-flor’, sucesso da dupla Henrique e Juliano.
Bira explica que a intenção é deixar o Teatro completamente tomado por grandes fãs deste gênero musical. “A expectativa é de casa cheia, pois será um show muito bacana, onde tenho certeza que as pessoas vão cantar junto conosco a cada música. A cultura raiz ainda é muito viva e a viola é um símbolo disso, fazendo sucesso por onde passa”, comentou o regente. O show é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, não só com objetivo de comemorar o aniversário de Uberlândia, mas cumprindo seu papel de fomentar as diversas práticas culturais do município.