A maioria sofre, mas aceita… Essa é a realidade do Brasil! Conforme tem mostrado a mídia todos os dias, a situação agravada nas últimas décadas em relação à corrupção política, o desrespeito com os bens públicos, agora assumidos por grandes caciques e partidos políticos. Não Faz nascerem movimentos sociais, não há mobilização por parte da sociedade, ou melhor, as poucas que tiveram num passado não tão distante, não foram suficientes para despertar a maioria para a desordem em que se encontra o país. Cada ano que passa, só faz aumentar a certeza de que nossa política é um lixo! Pior, nossa política e políticos andam tão desacreditados que é muito difícil separar os bons políticos dos maus. É como um lixo que não cabe mais reciclagem, também, porque certamente esbarrará na tímida iniciativa da sociedade nesse sentido.
Sim, estou sempre a criticar alguns políticos e nosso sistema político, como muitos outros brasileiros, mas a diferença é que não me incluo no percentual dos que nada fazem para mudar essa situação. Participei de manifestações na Câmara e na Assembleia, de forma pacífica, é claro, e sempre que a ocasião me permite, converso com pessoas que julgo menos esclarecidas e explico as questões políticas dentro da realidade, por exemplo, tento colocar dentro de uma linguagem mais clara a importância do voto de cada um, o que representa um partido político, o que significa cada escândalo e o que nós brasileiros perdemos com toda essa desordem orquestrada pelos nossos representantes políticos, Com certeza consegui esclarecer alguns… mas e você, o que faz para mudar, além de criticar?
Repito, nunca tive e não tenho pretensões políticas e sou apartidário! Entretanto, faço questão absoluta de contribuir para tentar acabar com a vergonha nacional que se tornou a política brasileira. Curiosamente, os fatos mostram que embora seja expressiva a quantidade de falcatruas do mundo político brasileiro, as iniciativas da população, ficaram nas iniciais do ponto de vista das manifestações contrárias aos desmandos ostensivamente praticados pelo lixo político, amparados pelo manto da impunidade e por leis feitas por eles mesmos, para lhes permitirem benefícios. O fato mais impressionante, não está relacionado às benesses que os políticos estão recebendo, neste momento de grave crise política e econômica, mas na omissão da sociedade, no silencio dos inocentes e na falta de iniciativas populares.
Claro, não podemos colocar todos os políticos no mesmo saco sem fundo, mas que o ambiente político é fétido, não há nenhuma dúvida, basta olharmos e enxergarmos mesmo com olhos estrábicos, o pagamento de emendas parlamentares com o único propósito de aprovação e desaprovação por parte do legislativo de matéria do executivo. Olha só o fundo partidário bilionário que estão aprovando, num momento calamitoso onde é extremamente necessário cortar gastos públicos. Só esse fato horripilante, já seria o suficiente para enjoar o estomago dos mais sensíveis, mas mesmos esses se omitem na incerteza de um país melhor e mais justo.
Precisamos urgentemente de moralizar a política, não é possível o quantitativo enorme de senadores, deputados federais, estaduais e vereadores que só promovem políticas e leis que os beneficiam. Temos que dar fim aos negócios escusos da política brasileira geridos por políticos inescrupulosos, pois o Brasil que queremos ter não chegará, senão tomarmos uma atitude. Sem responsabilidade social e com os gastos públicos o Brasil continuará a deriva, num barco sem comando, sem norte. O povo brasileiro, tudo indica, entregou os pontos e perdeu a capacidade de indignar e passou a aceitar todos os desmandos políticos como se tivesse que ser assim mesmo, ou que nada tem mais jeito. Será o fim, ou o povo brasileiro está somente repousando em berço esplendido e irá despertar para a vida política de seu país?
*Tenente do QOR da PMMG – diogenespsilva2006@hotmail.com