Informações: Secom/PMU – Foto: Valter de Paula
Prefeitura de Uberlândia realizou ontem uma reunião com presença do ministro da Justiça e Segurança Pública
Ministro Torquato Jardim se reuniu com o prefeito Odelmo Leão e com autoridades locais para discutir estratégias de inovação e integração para a segurança pública
A Prefeitura de Uberlândia realizou, na tarde desta quinta-feira (24), uma reunião de trabalho com oministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, e autoridades que atuam com segurança pública na cidade e região. O encontro, que ocorreu no Centro Administrativo Municipal, teve o intuito de repassar informações e estatísticas da área que deverão compor estratégias e política de segurança integrada para todo o país. O ministro, que pretende passar por várias regiões do Brasil com esse objetivo, escolheu o Triângulo Mineiro para começar as audiências do projeto. “Nós aproveitamos o momento para que as forças constituídas falassem com ministro e apresentassem o resultado do trabalho desenvolvido aqui, bem como as demandas locais. Isso é para que possamos montar uma estratégia de segurança para Uberlândia e região. Muitas situações foram colocadas e ações serão realizadas. Nosso desafio é fazer muito com pouco, sempre com foco na segurança da população”, destacou o prefeito Odelmo Leão.
Integração e tecnologia
Durante a reunião, Torquato Jardim destacou a importância de ampliar o alcance das parceiras para conhecer as realidades dos municípios e proporcionar maior integração dessas esferas com os estados e a União. “Não podemos pensar em política de segurança pública sem ouvir prefeitos, vereadores, deputados estaduais e autoridades de segurança que operam no local. São eles quem detêm inteligência e informação”, afirmou.
O ministro também falou especificamente da questão da segurança em Uberlândia e região, localidade considerada uma zona de convergência do País. “Uberlândia é um grande entroncamento que tem suas demandas de crescimento. Nossa metodologia de trabalho agora está focada em dois pilares: integração e tecnologia. Então, para atender essas necessidades, precisamos investir em tecnologia, com mais drones, mais satélites, mais investigação computacional, por exemplo”, explicou o ministro.
Reunião de trabalho
O encontro com o Ministério da Justiça e Segurança Pública na Prefeitura de Uberlândia reuniu, além da delegação do governo federal e do Executivo municipal, autoridades e representantes da Câmara Municipal de Uberlândia, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Justiça Federal, Ministério Público Federal, Ministério Público de Minas Gerais, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Civil de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e 36º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército.