Durante quatro dias de evento, a expectativa é atender 3,6 mil crianças no estande do DMAE.
O Programa Escola ‘Água Cidadã’ (Peac) e o Programa Buriti, ambos sob a responsabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), estarão presentes na 54ª Exposição Agropecuária de Uberlândia (Camaru 2017). A ideia é levar educação ambiental aos visitantes que passarem pela fazendinha, instalada no interior do parque. A ação é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). A expectativa é atender 3,6 mil crianças durante a exposição.

Água Cidadã

Durante quatro dias (30 de agosto, 4, 5 e 6 de setembro), o ‘Água Cidadã’ vai apresentar o teatro de fantoches e o cine água cidadã com o filme ‘Roça é Diferente’. Ambos levam a mensagem de uso consciente da água e a preservação do meio ambiente.

Os cinco personagens do teatro – lobo, sapo cururu, coruja buraqueira, vovô Tião e seu neto Reginaldo – se preocupam em ensinar, interagindo com o público, os cuidados com a preservação do habitat. Já o filme conta a saga de um menino da cidade que vai passar alguns dias na fazenda onde aprende muito sobre a vida no campo. A estadia do garoto na roça promete criar grandes trapalhadas, já que não está acostumado a viver entre os animais e sem as tecnologias.

Além da participação em eventos como o Camaru, o Peac atende, durante todo o ano, escolas, empresas e entidades. Interessados podem solicitar atendimento ou visitas por meio do telefone 3223-6027 ou pelo e-mailescolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br.

Programa Buriti

O Programa Buriti, que trabalha com preservação de nascentes e recuperação de áreas degradadas, vai trabalhar junto com o Peac apresentando às crianças o trabalho de recuperação das nascentes. “A criança é parte fundamental na manutenção do trabalho que é executado pelo Buriti. É importante desde cedo criar consciência ambiental nas crianças, que no futuro serão profissionais dotados de ética ambiental”, afirma Celismar Costa, supervisor de projetos de recuperação de nascentes do Dmae.

O Buriti realiza, se custo para o produtor, o cercamento de áreas e o plantio de mudas nativas em áreas degradadas, entre outras ações. Atualmente 161 propriedades são atendidas nas bacias do rio Uberabinha e ribeirão Bom Jardim. A partir de 2018, passará a atender a bacia do rio Araguari, onde está em construção a estação de captação e tratamento de Capim Branco. A previsão é que mais de 50 mil mudas sejam plantadas neste ano.

Para mais informações e para fazer o cadastramento no Programa Buriti entre em contato pelo e-mailprogramaburitidmae@gmail.com ou pelo telefone 3223-6027.