Na noite desta sexta-feira (11), a Orquestra Philarmônica de Uberlândia (OPHU) realiza o concerto ‘Ar’, no Teatro Municipal, a partir das 20h. Os ingressos podem ser adquiridos pela internet neste link. Na noite de ontem (10), os músicos levaram o espetáculo ‘Terra’ ao espaço cultural.

Elementos

O concerto temático fazem parte da série ‘Quatro Elementos’ e conta com interpretação da orquestra para clássicos de compositores consagrados como Johann Sebastian Bach, Tchaykovisky, Albinoni e Mozart. O repertório dos espetáculos também visitam a música contemporânea brasileira de Villa Lobos, Caetano Veloso, Gonzagão e Chico Buarque. Os concertos contarão ainda com a participação especial de bailarinos da ‘Ícaro Cia de Dança’ (dando vida a trechos de ‘Bach Barock Brasilien’) e com cantores líricos convidados.

A orquestra

Fundada no dia 20 de maio deste ano, a Orquestra Philarmônica de Uberlândia é composta por um núcleo artístico formado principalmente por músicos da cidade, com bases de uma orquestra de câmara com formação em cordas. É composta por 25 integrantes, sendo quatro violoncelistas, três violeiros, 15 violinistas, dois percussionistas e um pianista.

A OPHU é uma iniciativa do Instituto Sergei Diaghilev, que atua há dez anos na conservação da dança e da música clássica, fomentando ainda o núcleo experimental da Ícaro Cia de Dança com o auxílio dos produtores Flávio Freitas e Glauco Fernando Cruz. O projeto tem o apoio da Secretaria de Cultura de Uberlândia e do Conservatório Estadual Cora Pavan Capparelli.