Em menos de um mês, 137 instituições uberlandenses participaram do inédito Censo do Ecossistema de Inovação de Uberlândia 2017. É o que revelam os primeiros resultados do levantamento realizado em julho e que foram divulgados pela Prefeitura de Uberlândia na tarde desta quinta-feira (9), durante o primeiro dia do Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade (Cities).
Segundo o censo, por exemplo, do total de respostas, 58 foram de startups. Cerca de 40% das empresas de pequeno porte preveem um crescimento superior a 40% no próximo ano. Isso ao passo em que 9,2% delas já têm faturamento projetado em mais de R$ 1 milhão.
Outras 47 respostas dentro da pesquisa foram enviadas por empresas diversas de base tecnológica. Cerca de 10% delas, aponta também o censo, tiveram faturamento de R$ 50 milhões no último ano e 13% preveem crescimento superior a 40% para 2018 Por fim, a pesquisa mostra que 33% delas já investiram em startups no passado e que 39% pretendem investir a partir de 2018.
Todos esses dados foram apresentados em um painel no Cities pelo diretor de Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit), Gustavo Maierá. Segundo ele, os dados liberados representam apenas uma amostra do que foi captado. Um consolidado com informações específicas ainda será publicado posteriormente. “Fizemos um pente fino do ecossistema. Ou seja, sabemos quem são e o que estão procurando. Mais que isso, conseguimos montar um mapa da inovação da cidade, que mostra organizações atuando com tecnologia em vários setores”, disse.