COMUNICAÇÃO DMAE

Sob a responsabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Uberlândia, o programa Buriti já destina 0,5% do orçamento anual para a preservação dos mananciais. A ação está em conformidade com a nova lei estadual Nº 22.622/2017 (em vigor desde julho deste ano), que trata do cuidado e recuperação das nascentes em Minas Gerais. A nova determinação preconiza a utilização do percentual de 0,5 na preservação de mananciais, o que representa um salto de 1/3 para 2/3 do recurso a ser empregado.

Há nove anos, quando o programa foi criado, o Dmae já aplica recursos na recuperação das nascentes. Só neste ano, os investimentos devem ser de R$ 1,6 milhão. De 2008 para cá, o Buriti já viabilizou o plantio de 215 mil mudas de espécies nativas e protegeu 4,8 mil hectares de área. “Nossa preocupação é garantir a qualidade da água e a preservação dos mananciais. Temos a responsabilidade de cuidar dos nossos cursos d`água”, disse Celismar Costa, supervisor de projetos de recuperação de nascentes do Dmae.

Atendimento ampliado

O Programa Buriti tem atualmente 161 propriedades atendidas nas bacias do rio Uberabinha e ribeirão Bom Jardim. A partir de 2018, passará a atender a bacia do rio Araguari, onde está em construção a estação de captação e tratamento de Capim Branco. A previsão é que mais de 50 mil mudas sejam plantadas neste ano.
Com o Buriti, os técnicos apontam soluções e identificam ações de proteção e recuperação das nascentes. O produtor que faz a adesão recebe, sem custo, cercamento da área, plantio de árvores, conservação de estradas vicinais, terraceamento (curva de nível) e barraginhas (bolsões para escoamento de água construídos as margens das estradas vicinais). Para mais informações e para fazer o cadastramento no Programa Buriti entre em contato pelo e-mail programaburitidmae@gmail.comou pelo telefone 3223-6027.