Texto e foto: Assessoria do parlamentar
Com o objetivo de aumentar a segurança de alunos usuários do transporte escolar em Minas Gerais e oferecer mais tranquilidade aos pais, o deputado estadual Luiz Humberto Carneiro (PSDB) propôs a implantação de sistema de identificação biométrica do condutor em vans e ônibus escolares intermunicipais. Ela permitirá maior controle e fiscalização do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG) para que outro não dirija no lugar do motorista. O projeto de lei foi publicado no Diário do Legislativo de sábado (5/8), na Assembleia Legislativa.
O deputado explicou que várias ações já têm sido discutidas na Assembleia de Minas para aumentar a segurança no transporte escolar, como a presença de monitores para auxiliar os motoristas no embarque e desembarque de alunos. Segundo o parlamentar, a implantação do sistema de identificação biométrica dos condutores virá para somar. “Além de trazer mais tranquilidade aos pais, com a identificação do condutor do veículo em todas as viagens que transportarão seu filho, em caso de irregularidades ou acidentes, o responsável pela condução dos alunos poderá ser facilmente identificado pelos órgãos competentes. A ideia é gerar um ambiente mais seguro, tanto para os condutores, quanto para os pais e alunos”, disse o deputado Luiz Humberto.
O transporte escolar é um serviço de essencial importância para os pais que dependem dele para levar seus filhos à escola. “Garantir o controle dos órgãos competentes, e consequentemente mais segurança, é fundamental, principalmente quando se trata de trajetos mais longos, entre municípios ou os que abrangem a zona rural”, justificou Luiz Humberto.
De acordo com o texto do projeto, a norma, se aprovada, valerá apenas para os veículos de transporte escolar intermunicipal. A matéria será discutida e votada pelas comissões de Constituição e Justiça e de Transportes para depois seguir para votação no Plenário da Assembleia Legislativa.