Spelan fará atendimentos técnicos mediante agendamento a partir do dia 10
Sistema visa conferir mais organização e eficiência para atender profissionais que atuam com loteamento e construção
A partir do dia 10 de agosto, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan) irá disponibilizar um sistema de agendamento online para atendimentos ao profissionais que atuam com loteamento e construções em Uberlândia, como engenheiros e arquitetos, por exemplo. O novo sistema, que poderá ser acessado por meio do portal da Prefeitura de Uberlândia (www.uberlandia.mg.gov.br), visa dar mais facilidade para que estes profissionas possam fazer esclarecimentos técnicos junto aos servidores da secretaria.
Na prática, com o agendamento, os profissionais que precisam tirar dúvidas ou pegar recomendações não enfrentarão filas e não dependerão mais da disponibilidade dos setores. Isso porque, até então, o atendimento técnico era realizado por ordem de chegada e possibilidade de recepção pelas diretorias e núcleos da pasta.
Organização e eficiência
Para que o agendamento seja eficiente e não prejudique os trabalhos internos, a Seplan programou os atendimentos para ocorrerem todas as segundas e quartas de cada semana. Ou seja, durante as terças, quintas e sextas, não haverá marcações. Nestes dias, os servidores ficarão concentrados nos trabalhos e análise das documentações de tramitam. “Organizando desta forma, iremos melhorar, com certeza, a eficiência e a produtividade da secretaria. Algo que poderá ser percebido e quantificando em curto prazo”, disse a secretaria de Planejamento Urbano, Denise Attux.
O sistema para agendamento online elaborado permitirá ao profissional que quer atendimento técnico escolher 11 opções específicas durante o processo. São opções que representam cada núcleo ou assessoria existente dentro da Seplan. Uma carta explicando o novo método para o serviço já foi encaminhada pela secretaria ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais e ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas).
Atendimento à população
Desde maio deste ano, o atendimento ao público que precisa requerer algum processo na Seplan também está sendo realizado mediante agendamento online. A ferramenta já está acessível pelo portal da Prefeitura de Uberlândia e, na prática, tem garantido a extinção de filas.
Isso porque, no antigo modelo, a espera por atendimento poderia chegar a horas, uma vez que ele era realizado por ordem de chegada. Agora, com o agendamento, ocorre em um prazo que varia entre 10 e 30 minutos, contando a chegada e a saída do setor.