É com o intuito de promover cidadania, dedicação, altruísmo e civilidade, que a Prefeitura de Uberlândia e o 5º Batalhão de Bombeiros Militar firmaram oficialmente, nesta sexta-feira (4), no Centro Administrativo, um convênio para a retomada do Bombeiro Mirim. O projeto foi reativado por meio do termo de cooperação firmado entre o prefeito Odelmo Leão e o tenente-coronel André Humia Casarim. O evento marcou a ampliação dos serviços já oferecidos a crianças e adolescentes atendidos nos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas) da cidade.
As atividades do Bombeiro Mirim iniciam na próxima terça-feira (8) para garotos e garotas de 12 a 16 anos que estejam matriculados nos Naicas dos bairros Marta Helena e Morumbi. O objetivo é ensinar aos participantes noções de primeiros socorros e prevenção a afogamentos, acidentes domésticos, de trânsito e com incêndios. Também desperta nos pequenos a consciência coletiva de preservação do meio ambiente, promove noções de saúde e de higiene, educação no trânsito, cidadania, civismo e atividades recreativas.
De olho no futuro
No evento, o prefeito Odelmo Leão dialogou diretamente com as crianças que vão receber os ensinamentos dos militares. “Meu coração está feliz em ver vocês ingressarem nesse projeto que me traz tanto orgulho. Crianças, abracem esta oportunidade com todo carinho! Vocês vão atuar em uma corporação que dá muito orgulho a nós, mineiros e brasileiros. São homens e mulheres que servem ao seu semelhante e dedicam sua vida a isso”, ressaltou.
O projeto Bombeiro Mirim foi implantado na gestão anterior do prefeito Odelmo Leão, quando cerca de 300 crianças e adolescentes dos Naicas de Uberlândia foram atendidos. Depois de ter permanecido inativo nos últimos anos, será retomado em virtude de suas ações de orientação e conscientização do público infanto-juvenil.
O chefe do executivo destacou a alegria na retomada do trabalho, salientando os benefícios trazidos a curto e longo-prazo para a comunidade. “Isso motiva outras corporações a integrarem projetos semelhantes. Estamos trabalhando para construir, pedrinha por pedrinha, a estrutura que sustenta uma sociedade justa e digna para todos. Por isso, temos o desafio de aumentar cada vez mais o ingresso de nossos meninos e meninas em projetos assim”, afirmou.