Após passar por obras de recuperação, a passarela para pedestres sobre a avenida João Naves de Ávila (Engenheiro José Ricardo Thomaz) será liberada e começará a funcionar de forma efetiva a partir das 6h do próximo domingo (6). O equipamento é a melhor solução para garantir a segurança dos pedestres e motoristas que passam diariamente pelo local. Isso porque, conforme levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), oito mil pessoas circulam pela área em dias úteis, ao mesmo tempo em que cerca de 50 mil veículos passam pelo trecho da avenida.
O funcionamento se dará depois do equipamento ter passado por uma reforma completa, com a revisão dos elevadores, substituição de peças danificadas, reposição de materiais considerados inaproveitáveis e pintura de toda estrutura. O trabalho realizado deixou a passarela – que está perto do viaduto sobre avenida Rondon Pacheco e é a principal ligação da zona leste ao Centro de Uberlândia – preparada para que a população comece a utilizá-la.
Orientação
Neste sábado (5), equipes da Settran continuarão à frente de do trabalho de orientação aos pedestres e motoristas que passarem pelo local. Panfletos com informações sobre a importância do uso do equipamento começarão a ser distribuídos por agentes de trânsito no local, bem como cartazes informativos serão afixados nos ônibus e nas plataformas da avenida. “Será um trabalho educativo para que as pessoas se habituem a utilizar a estrutura”, disse o secretario municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Sérgio Ferreira.
O secretário explica que a partir do domingo (6), os gradis que ficam nos passeios também serão fechados para disciplinar quanto ao uso da passarela. Em relação ao trânsito, os semáforos que funcionam nos dois sentidos do trecho serão desligados e, portanto, não haverá mais interrupção no fluxo de veículos na localidade.
Acessibilidade
Também já foram designados nove ascensoristas para operar os elevadores do equipamento. Os profissionais foram contratados pela associação das três empresas que operam no transporte público e atuarão para auxiliar pessoas com mobilidade reduzida (idosos, gestantes, portadores de deficiência física e pais com criança no colo). Os trabalhos deles serão realizados sete dias por semana durante todo o horário de funcionamento da estação de ônibus no local (5h30 às 00h30).
Para garantir a segurança dos usuários, também foram instaladas câmeras de monitoramento 24h na passarela. A aquisição dos aparelhos esteve dentro do pacote de reforma e a implantação no local foi realizada pela mesma empresa que executou os reparos no equipamento no primeiro semestre deste ano.
Mais segurança
A eficácia do equipamento em relação à segurança viária é atestada por especialistas internacionais da área. Um estudo publicado em 2000 pelo britânico Philip Anthony Gold e pelo norte-americano Charles Leslie Wright aponta, por exemplo, que as passarelas são a melhor solução para os pedestres e os ocupantes dos veículos. Os estudiosos apontam que a implantação do equipamento elimina em até 100% dos acidentes e, paralelamente, ocasiona uma diminuição dos problemas que envolvem o fluxo de veículos. Gold é consultor viário no Brasil e da International Road Assessment Programme(Programa Internacional de Auditoria de Rodovias), enquanto Wright já atuou como economista de projetos do Banco Interamericano de Desenvolvimento.