Continua nesta sexta-feira (4) o trabalho de educação ambiental realizado pelo Programa Escola Água Cidadã (Peac), do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), destinado a instituições e a organizações não-governamentais (ONGs). A partir das 14h, a equipe estará no Lar de Idosos São Lucas, no Cidade Jardim, zona sul, onde realizará palestra sobre o uso responsável da água. A primeira ação aconteceu na semana passada no Hospital do Câncer. A programação contempla ainda visitas a outras duas instituições nas próximas semanas (Fale e Missão Criança).
Ao alcance de todos
O ‘Água Cidadã’ atende estudantes nas escolas e recebe grupos de alunos nas dependências do Dmae, além de abrir agenda para outros públicos. Para o Peac, as ações de conscientização quanto ao uso responsável da água precisam ser disseminadas pela população. “O programa é um bem público a serviço da educação ambiental. Temos a escola como a nossa principal missão, mas levamos nosso trabalho a outros lugares também. Quanto mais pessoas conseguirmos atingir, certamente mais pessoas sensibilizaremos”, afirma Davi Bruno Silva, coordenador do núcleo de educação ambiental do Programa.
O Peac apresenta para o público infantil o teatro de fantoches, composto por cinco personagens: lobo, sapo cururu, coruja buraqueira, vovô Tião e seu neto Reginaldo. Todos preocupados em ensinar, interagindo com o público, os cuidados com a preservação do habitat. Já as palestras, voltadas para os adultos, mostram as boas condutas relacionadas à preservação e uso consciente da água.
Veiculado à Gerência Ambiental do Dmae, o Peac tem 15 anos de atuação e já atendeu mais de 250 mil pessoas. Para este ano, a estimativa é atender 60 mil. Escolas, empresas e entidades podem solicitar atendimento ou visitas por meio do telefone 3223-6027 ou pelo email: escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br.