Foto: Divulgação/Secom PMU

Continuar com o atendimento hospitalar na casa do paciente, de forma adequada e sem riscos foi um dos temas abordados no segundo dia de atividades da 6ª Semana do Cuidado Seguro do Hospital Municipal e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro. Ministrada por Flávia Moreira Gonçalves, médica geriatra do programa ‘Melhor em Casa’, da Secretaria Municipal de Saúde, a palestra fez com que os colaboradores da unidade tivessem acesso a um novo panorama da ‘Segurança do Paciente e Cuidado Domiciliar’.
Questões como os procedimentos básicos que precisam ser adaptados para o ambiente domiciliar – respeitando as particularidades culturais e familiares -, os cuidados com higienização, uso de medicamentos e coleta segura foram abordados durante o bate-papo com os participantes.
“Nosso intuito é aprimorar ainda mais o cuidado com o paciente, com o cuidador e até mesmo com a equipe. Desospitalizar o paciente e dar segurança na continuidade do tratamento é o nosso papel. Por isso temos que oferecer um atendimento integral com o mínimo de risco possível, evitando quedas, lesões por pressão e outros tipos de ações que, eventualmente, podem ocorrer”, explicou a médica geriatra.
Além de reforçar a importância da atenção, a palestrante tirou dúvidas dos colaboradores e exemplificou casos de reabilitação e melhora na qualidade de vida, mesmo que em casos de tratamento paliativo, durante o trabalho feito em casa.
Dando continuidade às atividades, no período da tarde, os colaboradores participaram de uma mesa-redonda sobre ‘Segurança no uso dos medicamentos – Desafio Global da Organização Mundial de Saúde’. A 6ª Semana do Cuidado Seguro é um momento para que os profissionais da saúde tracem ações para diminuir riscos e aumentar a efetividade na prestação de serviços à comunidade.

Simpósio

Dentro da 6ª Semana do Cuidado Seguro acontece também o 2º Simpósio sobre Segurança do Paciente e Qualidade na Assistência à Saúde. Os interessados podem fazer a inscrição até amanhã (21), pela internet (www.cuidadoseguro.com.br). O evento será nos dias 23 e 24 de junho e é voltado para profissionais e acadêmicos da área. A intenção é estimular a reflexão sobre a segurança e a qualidade na assistência à saúde.
Durante os dois dias do simpósio, além da apresentação de trabalhos científicos, serão realizados mini-cursos, mesas-redondas, workshops e discussões sobre o tema, como o Programa Nacional de Segurança do Paciente, o cuidado centrado, além de outras vertentes que envolvem a segurança no atendimento.