Ascom/PMI

A governança de forma plena, eficiente e com resultados satisfatórios é uma das missões e diretrizes lançadas aos secretários no início do ano pelo Prefeito Fued Dib. Seguindo este caminho, o Secretário de Saúde, da Prefeitura de Ituiutaba, Elias Hércules Neto começou a trabalhar nesta semana, na elaboração do Plano Municipal de Saúde, visando nortear os programas, projetos, ações e diretrizes para o quadriênio 2018-2021.

Durante os próximos dois meses, outubro e novembro, haverá encontros, debates e reuniões setoriais com a finalidade de avaliar, e lançar desafios com o objetivo de melhorar a gestão no atendimento aos serviços básicos de saúde. “Aproveitamos este momento da quarta-feira, na sede da Secretaria de Saúde para avaliar junto com os coordenadores, chefes de departamento e demais servidores, aonde pretendemos chegar com a realização deste Plano. O êxito dependerá do comprometimento e dedicação de servidor”, informa o Secretário Elias Hércules.

A realização e cumprimento do Plano Municipal de Saúde, PMS está previsto na lei federal do SUS, a 8080/1990. Através do plano são definidas as intenções, diagnóstico situacional taxa de morbidade e mortalidade, influência dos índices de educação, analfabetismo, fornecimento de água e esgoto na cidade.

Durante a elaboração do PMS, o trabalho dos componentes do grupo de servidores, coordenadores e encarregados de departamentos dividem a tarefa em três pilares: Diagnóstico, Estabelecimento de objetivos, Diretrizes e metas. No caso do resultado das diretrizes, serão apresentadas e discutidas durante a reunião do Conselho Municipal de Saúde, na última quarta-feira do próximo mês de novembro.

“O Plano Municipal de Saúde define as nossas intenções, aponta os resultados que pretendemos alcançar criando o norte do planejamento anual para saúde durante os próximos quatro anos. Logicamente, todo o trabalho de resultados positivos que a população espera, implica na parte orçamentária, mas sem o plano as dificuldades são ainda maiores”, avalia o Secretário.