Ivan Santos *

Quando começamos a editar este blog apresentamos simples aos leitores com uma proposta jornalística tradicional porem em transformação para tentar acompanhar os novos tempos. Na ocasião escrevemos: “ Na última segunda-feira, o jornalista e escritor Ruy Castro, comentou na coluna dele na “Folha de São Paulo” sobre um estudo da Universidade de Oxford (Inglaterra) que concluiu com a previsão que em uma ou duas décadas, metade dos empregos hoje existentes no mercado mundial será exercida por robôs. Essa previsão não é irreal; é baseada em fatos atuais concretos. A profissão de jornalista está entre as marcadas para desaparecer ou mudar radicalmente. Uma concreta ameaça atual aos jornalistas é a comunicação sem regras nem limites nas redes sociais. No final da crônica, Ruy Castro foi contundente: “Uma profissão em risco (hoje) é a de colunista de jornal. Não por falta de assunto, mas por falta de jornal”. E acrescentamos: por falta de leitores. Depois de mais de 20 anos como editor de opinião e comentarista político no extinto jornal “Correio de Uberlândia”, fiquei sem espaço para continuar a comentar sobre política e políticos. O jornal fechou, mas o Jornalismo continua. Por esta razão comecei a editar o blog – www.uberlandiahoje.com.br – para continuar a debater ideias. Minha intenção é respeitar a democracia com responsabilidade com ampla participação de gregos, troianos, romanos e brasilianos e baianos no debate político sem politicalha ou politicagem. Respeito a lição do jornalista gaúcho Edmundo Bitencourt, fundador e dirigente do saudoso “Correio da Manhã” do Rio de Janeiro que, em vida, nos ensinou que “jornalismo é controvérsia e jornal é o espaço onde sempre se deve respeitar a luta dos contrários”. Defenderemos o que pensamos, mas abrimos espaço para visões contrárias à nossa.
Publicamos neste Blog as regras de participação e uma delas diz que “não divulgamos textos com insultos, agressões ou ofensas a pessoas ou instituições”. A crítica responsável e a controvérsia recheada de contrates e confrontos serão bem-vindas. Pretendemos manter permanente relacionamento com gestores da Administração Municipal, do Governo do Estado, do Governo da União, de Partidos Políticos e também com representantes do povo nos Poderes Legislativos Municipal, Estadual e Federal. A palavra “Todos”, significa, sem distinção a políticos da situação, da oposição ou a quaisquer pessoas que tenham algo a dizer ou comentar com responsabilidade e respeito às leis do País.
Abrimos neste Blog um espaço para a publicação de artigos de opinião: o “Ponto de Vista”. A responsabilidade por ideias divulgadas neste espaço será sempre de cada autor. Esperamos por todos neste blog. Bom dia a todos, bom domingo. Preparem-se para grandes emoções na seara política a partir da próxima semana.

* Jornalista