Secom/PMU

Equipes estarão nos seis terminais de ônibus das 8h30 às 17h. Devem atualizar o cartão de vacina crianças e adolescentes de 0 a 14 anos

Desde o dia 5 de outubro, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estão engajados na Campanha Nacional de Multivacinação 2020, que busca atualizar o cartão de vacina de crianças adolescentes de 0 a 14 anos e reforçar a dose para a Poliomielite nas crianças de 1 a menor de 5 anos. A campanha acontece até o dia 30 de outubro, e neste sábado (17) será realizado a mobilização nacional, conhecida como Dia D.

Para o Dia D, a Secretaria de Saúde colocará à disposição pontos de vacinação nos seis terminais da cidade: Central, Industrial, Novo Mundo, Planalto, Santa Luzia e Umuarama. As equipes estarão nestes locais das 8h30 às 17h. Segundo a coordenadora do Programa de Imunização, Cláubia Oliveira, a estratégia adotada neste ano é para facilitar o acesso da população.

“Para a vacinação no sábado, resolvemos inovar e criar outros pontos estratégicos pensando no deslocamento da comunidade. Por isso, vamos colocar as equipes nos terminais, em local de fácil acesso, para que os pais possam verificar o cartão de vacina dos filhos”.

A meta da campanha é verificar os cartões de vacina de 130 mil crianças e adolescentes (de 0 a 14 anos) para certificar se estão em dia ou precisam receber alguma dose. Deste total, 33 mil crianças (de 1 a menor de 5 anos) devem receber uma dose de reforço para a Poliomielite, mesmo se a caderneta estiver em dia. No entanto, até o momento, foram vacinados menos de 9% das crianças nesta faixa etária, que precisam da dose extra.

“Não podemos esquecer que existem outras doenças que ainda circulam no nosso país e a vacinação é a única forma de prevenção. Entendemos a situação da pandemia, por isso os profissionais estão tomando todos os cuidados para garantir a segurança da comunidade”, destacou Claubia Oliveira.

Salas de vacina

O município tem à disposição 74 salas de vacina, que fazem o atendimento de segunda a sexta-feira. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) o funcionamento é das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o atendimento acontece das 7h30 às 18h. Nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI), o horário é das 8h às 20h.