Primeiro espaço público de coworking fica dentro do Parque do Sabiá; agendamento e uso são gratuitos

Araípedes Luz/Secretaria de Governo e Comunicação PMU

Mais de 200 agendamentos já foram feitos no UDI Lab desde a inauguração, em 11 de agosto deste ano. Às vésperas de completar três meses de atividade, o primeiro espaço público de coworking de Uberlândia vem se consolidando como uma referência para microempreendedores individuais (MEI) e startups da cidade que não possuem ainda um espaço fixo para suas reuniões de negócios. A iniciativa da Prefeitura é viabilizada por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação.
A estrutura está localizada no Parque do Sabiá, próximo à sede da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). Ela é composta por 12 estações de trabalho com ar-condicionado, mobiliário completo e ponto de internet. Os agendamentos são feitos pela página oficial do UDI Lab, no Portal da Prefeitura, que já recebeu quase 3 mil acessos e, até a tarde desta quarta-feira (4), contava com 252 cadastros.
Uma das primeiras usuárias do serviço, a consultora ambiental Fernanda Borges diz que encontrou no coworking municipal o apoio de que precisava. “É muito bem equipado, a organização da reserva é muito bem feita. Para mim está sendo ótimo. Estou conseguindo desenvolver minhas atividades da forma que eu sei que não conseguiria em casa”, disse.

Saiba como agendar

Ao entrar na página https://udilab.uberlandia.mg.gov.br, o usuário cadastra um e-mail para acessar a plataforma e escolher a estação que pretende reservar, informando o dia e o período de uso. É possível visualizar quais horários e estações estão vagas. Esse agendamento pode ser feito com até oito dias de antecedência. Durante o cadastro na plataforma, são informados nome completo, data de nascimento, endereço, RG, CPF e, se for o caso, CNPJ.
Para entrar na estação de trabalho, é preciso portar a confirmação do agendamento (enviada por e-mail) e identificação pessoal. O cancelamento da reserva deve ser feito pelo endereço de e-mail udilabsabia@uberlandia.mg.gov.br ou diretamente no UDI Lab. Todas as regras de uso do espaço também constam da portaria 53.495, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de 26 de julho.