Gov. MG

Neste ano, 835 municípios inscreveram-se na competição, superando números do ano passado. Segundo a Seesp, o Jemg é a maior competição escolar do país

Está estabelecido o novo recorde de municípios inscritos nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). Com o encerramento do período de inscrições, o número final é de 835 cidades que se garantiram na competição promovida pelo Governo de Minas Gerais, realizada pela Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) e Secretaria de Estado de Educação (SEE). A nova marca ultrapassou o recorde anterior de 830 inscritos em 2017.
Abrangendo 98% dos municípios mineiros, o Jemg se reafirma como a maior competição escolar do país, o que é motivo de comemoração, segundo o secretário interino da Seesp, Ricardo Sapi. Para ele, a marca considerada é de 100% das cidades abrangidas pelos Jogos.
“Acredito que não exista, em nenhum estado do Brasil, uma ação com tanta capilaridade, com tanta adesão quanto o Jemg. Chegamos a 100% dos municípios mineiros porque aquelas que ficaram de fora não têm escolas ou nunca estiveram nos Jogos em edições anteriores”, comenta. “É muito bom saber que os jovens mineiros estão comprometidos com o esporte e com essa grande celebração que é o Jemg”, conclui.
Ao longo de suas edições, os Jogos foram responsáveis por revelar atletas que já se destacam nos cenários esportivos nacional e internacional e que colecionam passagens pelas seleções brasileiras de diversas categorias e modalidades. São exemplos a saltadora Núbia Soares, que esteve nos Jogos Olímpicos Rio 2016, a goleira Camila Menezes, que tem passagem pela seleção feminina de futebol, o armador Raulzinho, do basquete, que esteve nos Jogos Londres 2012, Rio 2016 e disputa a NBA, entre tantos outros.
Em 2018, o Jemg deverá contar com a participação de 35 mil alunos-atletas de 12 a 17 anos de cerca de 2 mil escolas públicas e privadas de todo o estado. Os campeões disputarão as etapas nacionais: os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e as Paralimpíadas Escolares, que reúnem estudantes de todo o Brasil.

Etapas
Em 2018, os Jogos seguem contando com três etapas. Na fase Microrregional, que é realizada no âmbito das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) da SEE e cujas sedes serão divididas em seis semanas de execução, entre 16 de abril a 27 de maio, acontecem as disputas das modalidades coletivas – basquete, futsal, handebol e vôlei. Para saber a divisão das SRE’s de acordo com as datas de execução, o representante municipal deve acompanhar o site do Jemg.
Na etapa Regional, executada em seis sedes, além dos esportes coletivos, serão realizadas competições de peteca e vôlei de praia.
Já a terceira etapa, a Estadual, conta com a execução de todas as modalidades, nos dois naipes e dois módulos. Mais informações: www.jogosescolares.esportes.mg.gov.br.