Ascom/PMPM

Durante o encontro, houve a eleição dos dois membros que vão compor o grupo gestor do segmento.
Foi realizada na última segunda-feira (13), no plenário da Câmara Municipal, a quinta reunião de grupo temático da Revisão do Plano Diretor. O eixo discutido foi Meio Ambiente e Saneamento, que abordou o manejo de águas pluviais, limpeza urbana, esgotamento sanitário e abastecimento de água.

Na oportunidade, as representantes da Diretoria de Meio Ambiente, Eni Amaral e Sophia Vieira e da Secretaria Municipal de Planejamento, Whaler Eustáquio Dias, fizeram a apresentação para os presentes sobre as áreas verdes municipais, os parques, as unidades de conservação e o Rio Paranaíba. Foram vários os assuntos tratados, desde a legislação como parte de práticas locais, passando por recursos hídricos, arborização, indo até aspectos de novos empreendimentos.

Logo em seguida, houve a participação do diretor de projetos técnicos, Marcelo Ferreira, da Secretaria Municipal de Planejamento, relatando e expondo casos sobre loteamentos com áreas verdes. O representante da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Júlio Cézar, explicou sobre a captação de água e o esgotamento sanitário.

Posteriormente, deu-se início à eleição dos membros que vão compor o grupo gestor. Foram eleitos: Ivanildo Alves Zica, membro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) e Fernando de Assis Silva, membro da ONG Força Tarefa Mocambo.

Após estes trâmites, as discussões se voltaram ao público presente que esboçaram reclamações, dúvidas e aconselhamentos, tanto em relação às áreas verdes, plantios de árvores e manutenção, como também a situação da Copasa dentro dos trabalhos no município e distritos, como captação água e esgotamento.