Previsão é imunizar 230 pacientes residentes em seis bairros

Fotos: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Mais um grupo de idosos acamados começou a ser imunizado nesta sexta-feira (12), contra a Covid-19. A ação, elaborada pela Prefeitura e realizada com seis equipes da Secretaria Municipal de Saúde, começou às 8h atendendo os bairros Tubalina, Santa Mônica, Segismundo Pereira, Cazeca, Cidade Jardim e Jaraguá.

A expectativa é vacinar em domicílio 230 idosos restritos ao leito, ou seja, impossibilitados de andar ou com mobilidade restrita e dependente. A ação é essencial para a proteção desses pacientes considerados um dos grupos mais vulneráveis e com mais alto risco de óbito em caso de contaminação pelo vírus.

Sobrinha e cuidadora da acamada Teresinha Félix, de 86 anos, a cabelereira Maria Cleide Félix Ribeiro foi a primeira a receber a visita de uma das equipes. “É boa essa ação, já que minha tia é grupo de risco e não conseguimos levar ela para os lugares. Só tenho que parabenizar a Prefeitura, seus administradores e todos que estão na linha de frente contra esse vírus”, disse.

Fotos: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

O resultado entre gratidão e esperança, simbolizado pela vacina, também chegou à residência da acamada Iolanda Martins, de 81 anos, que recebeu o imunizante pela manhã. “É de grande importância estarem vindo em nossas casas para nos livrarem dessa doença terrível. Fico satisfeita e agradeço a todos”, comemorou.

Quem também recebeu a visita da equipe de profissionais de saúde foi Maria Conceição Santos, de 80 anos. “Tem muitos anos que estou de cama e não fico sem o respirador, então estou achando muito bom por ser o meio de evitar essa doença”, destacou.

Fotos: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Além das equipes de vacinadores, o trabalho envolve vários profissionais, como motoristas e escolta policial. O cronograma de hoje prevê a imunização de pacientes cadastrados previamente e que residem nos bairros Tubalina, Santa Mônica, Segismundo Pereira, Cazeca, Cidade Jardim e Jaraguá. Na última sexta (5), foram imunizados cerca de 240 acamados dos bairros Centro, Nossa Senhora Aparecida, Martins, Osvaldo Rezende, Tabajaras, Lídice e General Osório.

Cadastro e agendamento

A vacinação ocorre de forma gradativa de acordo com os grupos prioritários, ordem do cadastro e a quantidade de doses liberadas para a cidade. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, nas abas “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois “Cadastro Vacinação”.

O aviso com o horário do agendamento é enviado por mensagens de texto no celular (SMS) cadastrado no Portal da Prefeitura. Para evitar filas desnecessárias, recomenda-se respeitar rigorosamente o horário agendado. Nos casos em que as pessoas não tiverem condições de comparecer, elas devem entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que marcará outra data para que a vacinação seja realizada. O número da Ouvidoria da Saúde é 0800-940-1480.

A Prefeitura de Uberlândia alerta ainda que a consulta do agendamento pode ser feita antes mesmo do recebimento do SMS, no Portal da Prefeitura, e reforça a importância dos idosos comparecerem ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina e documento pessoal com foto.

Vacinômetro

Em mais uma medida de transparência nas ações nesta batalha contra o novo coronavírus, a Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Empresa de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), disponibilizou o “Vacinômetro”.

Por meio dela, qualquer cidadão pode acompanhar a quantidade de doses que o município recebeu e aplicou, a porcentagem de vacinação, fabricante, entre outros. O ′Vacinômetro′ é atualizado diariamente e está disponível no portal da Prefeitura de Uberlândia, assim como o boletim municipal, que indica o número de casos, taxa de ocupação de leitos e óbitos na cidade.