Ascom/PMA

Foi publicado hoje, 5, no correio oficial, o decreto número 137, determinando a adesão do município de Araguari ao Plano Minas Consciente.

A proposta, criada pelo Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Saúde (SES-MG), sugere a retomada gradual de comércio, serviços e outros setores, tendo em vista a necessidade de levar a sociedade, gradualmente, à normalidade, através de adoção de um sistema de critérios e protocolos sanitários, que garantam a segurança da população.

O Minas Consciente foi baseado nas informações fornecidas por diversas instituições e entidades de classe, com objetivo de auxiliar os 853 municípios do estado para que possam agir de maneira correta e responsável, mantendo os bons resultados apresentados por Minas Gerais na contenção da pandemia da Covid-19.

Segundo estudos, o município de Araguari, pertence à Macroregião do Triângulo Norte que atualmente está classificada na “onda branca”, desta forma, somente está liberado os serviços essenciais de baixo risco, conforme a tabela atual de ondas do plano.
Cabe ao município continuar com a fiscalização dos estabelecimentos, divulgações de alterações do plano, acompanhar o cenário epidemiológico e assistencial da Covid-19 e atualizar a abertura de “ondas” e demais alterações no Plano Minas Consciente.

Aos empresários compete estar cientes das diretrizes do Plano, garantir que as regras sejam cumpridas pelos clientes nos seus estabelecimentos.

Aos cidadãos cabe observar e cumprir os protocolos de higiene, uso de máscaras e distanciamento social, a fim de evitar a disseminação do vírus.

A partir de amanhã, 6, estará valendo uma nova divisão com novas regras do Plano. O Governo de Minas reorganizou a divisão em três ondas, que mostra qual o momento indicado para a abertura de cada tipo de comércio e de atividade econômica.

Onda 1 – vermelha – serviços essenciais

Onda 2 – amarela – serviços não essenciais

Onda 3 – verde – serviços não essenciais com alto índice de contágio por covid-19

“Nessa nova fase precisamos mais do que nunca da ajuda de todos. Nós do poder público iremos continuar firmes na fiscalização. Peço ajuda aos comerciantes que nos auxilie na fiscalização e a população pedimos que tenha os cuidados necessários. Se cuide, proteja sua família. Precisamos pensar na coletividade para que juntos possamos combater esse vírus e voltar à normalidade”, ressaltou o prefeito Marcos Coelho (PSB).