Web Compras já resultou em economia de aproximadamente 547 mil papéis

Imagem: Divulgação

Desde o início de 2019, a Prefeitura de Uberlândia iniciou a implantação do sistema digital Web Compras. Desenvolvida pela Empresa de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), a medida tem sido aprimorada desde então e faz parte de um pacote de ações de Tecnologia da Informação Verde (T.I. Verde), uma tendência mundial voltada para a redução do impacto dos recursos tecnológicos no meio ambiente. Desde a implementação do sistema, aproximadamente 547 mil folhas de papel deixaram de ser utilizadas pela administração municipal, entre requisições, empenhos e anexos.

O Web Compras utiliza assinatura digital e QR Code nos documentos. A assinatura digital garante a fé pública do arquivo em qualquer lugar do país e, a partir do QR Code, é possível acompanhar o histórico de cada registro (desde a origem até retornos obtidos). A ferramenta ainda possibilita que o andamento a esses processos seja dado de qualquer parte, mesmo que o usuário esteja fora do Centro Administrativo.

Além dos benefícios ao meio ambiente, o Web Compras promove a agilidade do processo, por meio de assinaturas eletrônicas, diminuindo em até 50% o tempo de uma compra ou pagamento, além aumentar o controle do andamento dos processos. Durante o período de pandemia provocada pelo novo coronavírus, a medida também impede a circulação de documentos entre diferentes secretarias, o que reduz a disseminação do vírus e a chance de contágio.

Assim como o E-docs, o Web Compras soma às dezenas de ferramentas eletrônicas disponibilizadas pelo Município desde 2017. Seja por meio do Portal da Prefeitura de Uberlândia ou por meio de aplicativos desenvolvidos pela gestão municipal, a população pode ter acesso a vários serviços públicos sem sair de casa. O número de opções já passa de 100, abrangendo as áreas da saúde, saneamento básico, defesa do consumidor, planejamento urbano, finanças, entre outros.