Estação será a maior de Uberlândia e vai atender o crescimento populacional dos bairros da zona leste

Comunicação/DMAE

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) iniciou neste mês a obra da Estação Elevatória de Esgoto do bairro Aclimação, localizada na Alameda Ecológica, zona leste de Uberlândia. Com a nova unidade, a capacidade de atendimento à população será de até 163 mil habitantes, com possibilidade de ampliação para até 375 mil habitantes conforme o crescimento populacional dos bairros atendidos. As estações elevatórias espalhadas por vários bairros, totalizando 56, são responsáveis por receber o esgoto que sai das unidades habitacionais e, na sequência, bombear a uma estação de tratamento.

Com investimento de R$ 5,8 milhões, a elevatória será a maior da cidade em área construída, compreendendo tratamento preliminar com sistema de gradeamento, poço de sucção composto por quatro bombas submersas (ao final da 3ª etapa), reservatório hidropneumático, subestação de energia, sala elétrica, sala de geradores e pátio de manobras. A previsão é que a nova unidade entre em operação no primeiro trimestre de 2021.

Também será a única elevatória de Uberlândia a contar com reservatório hidropneumático, dispositivo de proteção, cujo objetivo é combater as ondas de pressão e subpressão que ocorrem após um desligamento brusco e não programado do conjunto de motobombas.

A unidade receberá o esgoto doméstico e, em seguida, fará o bombeamento para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha, onde ocorre o tratamento. Esta ligação da elevatória até a ETE Uberabinha será realizada por meio de uma linha de recalque de esgoto com extensão de 12,9 km, a ser executada pelo grupo de empreendedores imobiliários dos bairros Alto Umuarama, Aclimação, Terra Nova, Paradiso, Alphaville e Granja Marileusa.

Atualmente o bairro Aclimação possui uma estação de tratamento de esgoto (ETE Aclimação) que atende atualmente cerca de 26 mil habitantes. Com a construção da elevatória, a estação de tratamento será desativada.

100% do esgoto tratado

Uberlândia conta com 56 estações elevatórias de esgoto em atividade, além de quatro estações de tratamento no perímetro urbano e outras quatro nos Distritos. O Dmae realiza 100% do tratamento de todo o esgoto coletado. A excelência dos serviços prestados é um dos fatores que colocaram a cidade em destaque pelo terceiro ano consecutivo na categoria Rumo a Universalização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.