Ivan Santos*

Não é fácil governar cercado por ideológicos políticos que não aceitam dialogar com quem pensa deferente da cartilha da destra. O presidente Bolsonaro, Mito da direita radical, enfrenta neste momento uma dificuldade inusitada: escolher um ministro da Educação que defenda consenso para administrar complexos problemas estruturais e administrativos. Após anunciar a intenção de convidar o atual secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, um empresário da  Educação, Bolsonaro enfrenta reprovação da Ala ligada ao astrólogo Olavo de Carvalho, cujos ativistas, nas redes sociais, já disseram que não confiam no convidado porque ele teria doado dinheiro para a campanha eleitoral do “comunista” João Dória para o Governo de São Paulo.
O grupo de olavistas, todos da extrema direita ideológica, se prepara para começar a fritar o novo ministro da Educação, desde o primeiro dia dele no Governo. Os apoiadores do Mito poderão fazer com o novo ministro o que fizeram com a atriz Regina Duarte na Cultura. É bom lembrar que o grupo de seguidores de Olavo de Carvalho já dinamitou o general Santos Cruz e o expulsou da Secretaria de Governo. Também dinamitou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Com uma legião atuando dia e noite nas redes sociais contra, nenhum ministro se segurará no cargo por muito tempo.
No núcleo direitista orientado pelo guru-astrólogo é voz corrente que o secretário paranaense é administrador de empresas, mas não tem  mestrado.. Ninguém pergunta se o candidato a ministro tem um programa para a Educação. Importante hoje é ter currículo recheado de títulos. Outra má fama seria a ligação do secretário com o governador do Paraná, Ratinho Júnior, que é do PSD, partido não confiável para Olavo de Carvalho.
Ninguém ainda sabe se o futuro eventual ministro da Educação tem apoio real do presidente da República para enfrentar e resolver os complexos problemas que tem hoje a educação no Brasil. Uma das prioridades do Governo é acabar com a influência de “comunistas” na educação em todos os níveis. Ainda ninguém sabe se o futuro ministro receberá a bênção do guru Olavo de Carvalho.

*Jornalista