Secom/PMU

Doses estão disponíveis nas 74 salas de vacinas e serão disponibilizadas enquanto durarem os estoques

Com o fim da 22º Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, a Prefeitura de Uberlândia vai disponibilizar as doses restantes para toda a população a partir desta quarta-feira (1º). Seguindo todas as recomendações de segurança contra o novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que as pessoas usem máscara e, em caso de filas, mantenha o distanciamento entre uma pessoa e outra.

Podem receber a doses qualquer pessoa desde que apresente documento de identidade. A vacinação protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. A imunização é importante, pois o vírus afeta o sistema respiratório e pode causar complicações graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). No entanto, a Prefeitura de Uberlândia orienta que a vacinação não protege contra a Covid-19, que é uma doença nova. A proteção é eficaz apenas para o vírus da gripe (Influenza).

A campanha da vacinação da gripe começou em março e foram vacinadas 200 mil pessoas, atingindo uma cobertura geral de 97,89%. Devido à situação de pandemia do novo coronavius, a Prefeitura de Uberlândia adotou uma série de medidas visando garantir a segurança da população, como drive vacina, imunização dos idosos em domicílio, orientação sobre o distanciamento social em todas as unidades de saúde, horário estendido e estrutura externa nos pontos de vacinação.

A Prefeitura também aproveitará a procura nas unidades para vacinar contra o sarampo. Podem receber a dose pessoas com idade entre 20 e 49 anos, exceto gestantes. A vacina aplicada é a tríplice viral, que, além do sarampo, também protege contra caxumba e rubéola.