Novo terminal beneficiará população de cerca de dez bairros da zona oeste de Uberlândia

Foto: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Em breve, Uberlândia ganhará mais um importante equipamento para a modernização e melhoria do sistema viário do município. O Terminal Dona Zulmira está em fase final de construção e terá a capacidade para receber 58 mil usuários da região oeste. Esta é mais uma ação que integra o pacote de obras do programa Uberlândia Integrada. Nesta quinta-feira (2), o prefeito Odelmo Leão conduziu uma live para falar mais sobre a iniciativa.

“Nosso trabalho não para. Além de beneficiarmos a população com o Terminal Dona Zulmira, já está em fase de licitação para começarmos a construção do oitavo terminal da cidade, na região do bairro Canaã. O terminal ficará na avenida Judeia, que será ampliada e ganhará melhorias na estrutura pluvial”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Mais facilidade e acesso

Foto: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação
O Terminal Dona Zulmira da cidade está localizado na avenida Aspirante Mega, esquina com a avenida José Fonseca e Silva, e possui 5,3 mil m², sendo 3 mil m² de área construída. Além de duas plataformas, possui espaço para nove lojas, lanchonetes e setor administrativo.

O investimento total gira em torno de 5,9 milhões, sendo fruto de um financiamento do Ministério das Cidades, por meio do Pró-Transportes, firmado durante a segunda gestão do prefeito Odelmo Leão (2009-2012) e retomado recentemente no âmbito do Uberlândia Integrada II. Esse recurso tem caráter vinculado. Ou seja, só pode ser utilizado em obras estruturais de mobilidade.

As obras do Terminal Dona Zulmira em 2018 vão beneficiar de uma forma indireta toda a cidade, mas atenderá diretamente os bairros: Mansour, Luizote de Freitas, Jardim Patrícia, Dona Zulmira, Taiman, São José, Tocantins, Guarani e Morada do Sol.

O terminal vai propiciar a criação de novas linhas para atendimento à população, aumentará a oferta de viagens nos bairros, criará mais trajetos e gerará maior conforto ao usuário do transporte público.