Neste ano serão cerca de 70 mil conjuntos entregues na rede municipal de ensino

Foto: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

A Prefeitura de Uberlândia iniciou nesta terça-feira (29) a entrega dos kits escolares para o ano letivo de 2020. Ao todo, serão distribuídos cerca de 70 mil conjuntos para estudantes das escolas municipais e das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), totalizando mais de 160 unidades da rede. O material será entrega para todos os alunos da educação infantil, do ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos (Pmaja). Pela primeira vez, os atendidos nas OSCs também serão beneficiados. Para a aquisição dos kits foram investidos R$ 3,9 milhões, provenientes da Quota Municipal do Salário-Educação (QSE), um direito do Município repassado pelo Ministério da Educação (MEC).

Em respeito às normas de isolamento social para o enfrentamento à Covid-19, a Secretaria Municipal de Educação (SME) elaborou um sistema diferenciado para a distribuição dos kits. Os conjuntos serão entregues aos pais durante o período já destinado para a retirada do material impresso de acompanhamento das videoaulas. Estas escalas são definidas por cada unidade. Quem não recolher o kit nesta semana, poderá fazer em outro momento ou quando as aulas presenciais retornarem.

Devido à suspensão de algumas atividades presenciais, como forma de conter a pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura regulamentou o trabalho remoto de servidores, conforme as legislações federal e estadual. Uma das ações desenvolvidas para os estudantes durante esta fase é a Plataforma Escola em Casa, que disponibiliza videoaulas e materiais elaborados por professores municipais. O objetivo é que sejam cumpridas as horas letivas e que os alunos possam organizar e executar suas atividades pedagógicas em casa.

Os conjuntos são adequados aos públicos para o qual se destina, sendo composto por itens diversos e apropriados para cada faixa etária, como caderno, caneta, cola, borracha, lápis etc. Um dos segmentos diferenciados no processo de ensino e de aprendizagem é a educação infantil, que exige o uso de materiais específicos, como tesourinha sem ponta, massa para modelar, cola, tinta guache e giz de cera. Outro exemplo é o kit do ensino fundamental que conta com calculadora e material dourado, recursos didáticos que favorecem a compreensão das operações matemáticas. Ressalta-se que algumas famílias não dispõem de recursos financeiros para adquirir tais materiais e os kits também se tornam auxílios financeiros para este grupo.

OSCs receberão kits pela primeira vez

Neste ano, os alunos das 44 OSCs subsidiadas pela Prefeitura no segmento educacional receberão os kits pela primeira vez. A intenção é possibilitar a todos os estudantes o mesmo direito e acesso à educação.

Uniformes serão entregues no retorno das aulas

Os uniformes dos alunos já foram adquiridos pela Secretaria de Educação. Como os estudantes não estão tendo aulas presenciais, a entrega será quando retornarem as atividades pedagógicas na escolas.