Com apoio da Prefeitura, sete equipes participaram da 1ª edição do Circuito Tech- Desafios da Alimentação, realizado no fim de semana

Foto: Divulgação

Empreendedores do setor de tecnologia participaram no último final de semana da 1ª edição do Circuito Startup Tech- Desafios da Alimentação. Voltado a estudantes de graduação e pós-graduação de Uberlândia e região, a atividade, apoiada pela Prefeitura de Uberlândia e outras instituições, empresas e o Ecossistema de Inovação de Uberlândia (Uberhub), foi organizada inteiramente on-line pela associação sem fins lucrativos Wylinka. O objetivo foi estimular a criação de startups com soluções para uma alimentação segura, sustentável e acessível.

Durante 20h de imersão, entre sexta-feira (26) e domingo (28), 28 empreendedores se dividiram em sete equipes para apresentar propostas dentro do tema. Eles foram acompanhados por quatro profissionais da equipe organizadora e dez mentores, com participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Inovação e Turismo (Sedeit).

Três startups foram selecionadas mediante critérios de nível de inovação tecnológica, impacto social, proposta de valor, viabilidade e apresentação. As equipes vencedoras terão acesso a mentores e a entidades que possuem programas para a continuação do desenvolvimento das soluções visando a oferta ao mercado.

Confira quais propostas ganharam o desafio:

1º lugar: Seu Adubo- uma solução para que o pequeno produtor consiga produzir seu próprio adubo orgânico, contemplando uma composteira inteligente e um aplicativo para suporte ao processo de compostagem, que proporcionará redução de custos.

2º lugar: Gofeed- uma solução de comercialização de produtos e serviços para conectar produtores com os restaurantes, proporcionando agilidade e melhor distribuição de produtos alimentícios.

3º lugar: Fome Zero- com objetivo de aplicar a lei federal 14.016/2020, que permite a doação de alimentos por parte de restaurantes e supermercados dentre outros, a equipe criou um aplicativo para conectar os estabelecimentos doadores a organizações não governamentais que cuidam de pessoas em condição de pobreza ou insegurança alimentar.