Vacinação contra gripe termina nesta terça-feira (30)

Crianças, gestantes, mulheres no pós-parto ainda não atingiram a meta dos 90% de cobertura vacinal

Foto: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Quem ainda não vacinou contra a gripe tem até amanhã (30) para garantir a proteção contra os três tipos de vírus da doença, que afeta o sistema respiratório e pode causar complicações graves principalmente nos grupos de alto risco. A vacina é uma forma de prevenção, por isso a Prefeitura de Uberlândia reforça a importância de se imunizar.
(H1N1 e H3N2) e Influenza B, o que faz da vacinação algo indispensável. Atualmente, as crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), gestantes e puérperas (mulheres no pós-parto até 45 dias) ainda não atingiram a meta dos 90% de cobertura vacinal, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

Destes três grupos, ainda estão sem vacinar 14 mil pessoas, sendo 11.400 crianças. Neste ano, a campanha começou no dia 23 de março e aproximadamente 197 mil pessoas dos grupos prioritários já foram vacinadas.

Quem pode vacinar?

Até o final do dia de hoje, podem vacinar todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que ainda estão desprotegidas: idosos, profissionais de saúde, pessoas com deficiência, adultos de 55 a 59 anos, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, professores da rede pública e privada, doentes crônicos e pessoas com condições clínicas especiais, crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), gestantes e mulheres no pós-parto até 45 dias (puérperas).

O município tem à disposição da comunidade 74 salas de vacinas com horários diferenciados para atender a todos que devem vacinar. Para continuar garantindo a segurança da comunidade neste momento de pandemia, as equipes das salas de vacina continuam seguindo todas as medidas preventivas, como vacinação em local amplo e arejado e orientação nas filas para o distanciamento. A imunização é feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e em seis Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

Proteção contra gripe

A Prefeitura de Uberlândia orienta ainda que a vacinação não protege contra a Covid-19, que é uma doença nova. A proteção é eficaz apenas para o vírus da gripe (Influenza). No entanto, assim como no caso da Covid-19, a transmissão da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar.

Também se dá pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. Por isso, adotar hábitos de higiene, como lavar as mãos frequentemente e cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ou com o antebraço ao espirrar ou tossir é fundamental para evitar a propagação do vírus da gripe.

Confira abaixo a documentação necessária:

Adultos de 55 a 59 anos
– identidade;
Professores da rede pública e privada
– crachá ou contra-cheque;
Crianças de seis meses e menores de seis anos de idade
– cartão de vacina;

Gestantes
– caderneta da gestante ou exame que comprove a gestação;
Puérperas
(mulheres com até 45 do pós-parto)
– certidão de nascimento da criança;
Doentes crônicos e pessoas com condições clínicas especiais
– laudo médico

Professores da rede pública e privada – crachá ou contracheque;

Pessoas com deficiência – laudo médico que comprove a deficiência ou comprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou documento de aposentaria da pessoa com deficiência;

Onde vacinar?

Unidades Horário

UAIs Tibery, Roosevelt, Pampulha, Luizote e Planalto, Martins
*exceto São Jorge e Morumbi

das 8h às 20h

Unidade Básica de Saúde (UBS)
das 8h às 18h

Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF)
Das 7h30 às 16h30h